Grupo Desportivo da Volta da Pedra celebra meio século de vida: “Voltem a sentir este espaço como vosso e façam parte desta grande família”

O Grupo Desportivo da Volta da Pedra celebrou o 50.º aniversário com uma sessão comemorativa, na sede coletividade do concelho de Palmela, a 12 de fevereiro, que contou com a presença de várias dezenas de associados e amigos. Participaram na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, o presidente da Junta de Freguesia de Palmela, Jorge Mares, a nova presidente da coletividade, Helena Ribeiro, Jorge Pinha, da Federação Portuguesa de Ciclismo e Miguel Figueiredo da Confederação das Coletividades de Cultura e Recreio, entre outros convidados.


“Hoje é um dia muito especial para todos nós, principalmente para os associados do Grupo Desportivo da Volta da Pedra”, disse Helena Ribeiro, lembrando que “foi à há 50 anos que um pequeno grupo de sonhadores decidiu iniciar a aventura de criar um local de encontro para atividades desportivas para os jovens desta terra e ao longo dos anos outros se juntaram com o mesmo entusiasmo”.


A dirigente disse que “tal como na vida de cada um de nós, uma coletividade tem momentos bons e outros menos bons, mas estes devem ser ultrapassados, esquecer as dificuldades e seguir em frente e foi com esta força que aqui chegámos, pensamos que valeu a pena porque assim mantivemos o verdadeiro espírito do associativismo”.


“Neste momento de renovação quero deixar uma palavra de apreço às entidades oficiais que connosco têm colaborado, mas quero realçar que tudo o que fazemos é em prol de uma comunidade e nunca em proveito próprio, dando gratuitamente muitas horas das nossas vidas à coletividade, muitas vezes em prejuízo da própria família”, adiantou.


“Quero agradecer a todos os sócios, que tendo ultrapassado os momentos difíceis de pandemia de outras desagradáveis situações, nos dão hoje prova de confiança, na esperança de um futuro digno na história do Grupo Desportivo da Volta da Pedra”, afirma Helena Ribeiro lançando um apelo aos sócios para que “voltem a sentir este espaço como vosso, participem, ajudem e façam parte desta grande família”.


Álvaro Amaro disse que “celebrar 50 anos é sempre um momento especial”, sendo “importante valorizar e felicitar este percurso”. O autarca saudou “os fundadores que tiveram este sonho e visão de fazer algo pela sua terra, de criar uma marca, uma referência e uma identidade, por via do associativismo”, sublinhando que “se nunca foi fácil, hoje é ainda mais difícil e por isso quero transmitir o apoio da câmara municipal à presidente da direção, e à sua equipa e dirigentes que estão a trabalhar para a renovação e redinamização desta prestigiada coletividade”.


“Se são importantes os títulos, os resultados desportivos e as memórias de ouro de grandes acontecimentos culturais aqui realizadas, será ainda mais a cidadania e aquilo que o movimento associativo constitui como escola de comportamento democrático”, salienta Álvaro Amaro, destacando “o desafio do trabalho em conjunto para contribuir para a transformação social, cultural e económica de cada comunidade”.


O presidente da Junta de Freguesia de Palmela manifestou “imensa alegria e contentamento de estar aqui numa casa que está renovada, e quero dar os parabéns à direção pelo esforço, dedicação e coragem de continuar, renovar e abrir as portas aos sócios e colocar esta casa ao serviço da cultura, desporto, dos seus associados e da população da Volta de Pedra em geral”. “Esta casa tem um grande potencial e está ao serviço da comunidade, praticando as suas iniciativas culturais e desportivas, com uma porta aberta para os sócios”. “Faço votos para tenham muitos sucessos e podem contar com o apoio da Junta de Freguesia de Palmela”, conclui.