Freguesia do Sado deve receber novo quartel dos bombeiros de Setúbal

A revisão do PDM (Plano Director Municipal) de Setúbal prevê a construção de um novo quartel dos bombeiros na zona da Mitrena, freguesia do Sado.

Este projecto foi revelado na primeira audiência pública de apresentação da revisão do PDM, na freguesia do Sado.

Vasco Raminhas, igualmente da Coordenação Executiva do processo de revisão do PDM de Setúbal, partilhou algumas das especificidades do território e que foram alvo de atenção particular na revisão do Plano.

“Esta freguesia regista muitas áreas classificadas como periurbanas pelo actual PDM. O novo, à luz da legislação em vigor, tenta conter estas áreas, pois caracterizam-se por edificações dispersas, que, entre outros desequilíbrios, promovem a disseminação de fossas sépticas, que implicam consequências ao nível ambiental.”

Vasco Raminhas sublinhou que a proposta do novo PDM para Setúbal é já uma referência a nível nacional, nomeadamente no capítulo de “Estrutura Ecológica Municipal”, “tendo a CCDR-LVT recorrido a este documento como exemplo em várias apresentações até a nível externo, no estrangeiro”.

Na área da Mitrena, território marcadamente com vocação industrial, característica que é reforçada no novo PDM, “o desenvolvimento das actividades económicas tem de andar a passo com a preservação ambiental”.

Para a freguesia do Sado fica, agora, também, no âmbito da protecção civil, plasmada a necessidade construção do Centro Internacional de Gestão de Emergência e de um novo quartel de bombeiros.

A freguesia passa a contemplar, em sede de PDM, uma proposta de implantação de um interface multimodal rodoferroviário junto do apeadeiro dos comboios, além de apontar à melhoria do serviço de transportes colectivos, também em função da necessidade de satisfazer e optimizar os acessos ao Instituto Politécnico de Setúbal.

Outra novidade da proposta de PDM para a freguesia do Sado é o fim dos entraves atualmente existentes para a reconversão das Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI) que existem naquele território do concelho de Setúbal.

O presidente da Junta de Freguesia do Sado, Manuel Véstias, salientou, no final da apresentação, que a actual proposta de PDM para Setúbal constitui-se como “uma ferramenta de trabalho extremamente importante, que vai permitir, finalmente, a regularização das AUGI”.

Manuel Véstias realçou, ainda, a intenção de melhoria da acessibilidade ao núcleo de Praias do Sado, através da construção de um viaduto sobre a linha de caminhos de ferro, intervenção que vai mitigar os efeitos criados pela supressão do nó da EN 10-8 em Praias do Sado.