Festival Express’Art – Encontro de Expressões Artísticas anima Setúbal

A 23.ª edição do Express’Art, que tem a inclusão como ponto de partida, decorre de 19 de novembro a 3 de dezembro, com organização da APPACDM – Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal e diversas parcerias, incluindo da Câmara Municipal de Setúbal.

O Festival Express’Art – Encontro de Expressões Artísticas deste ano, que se realiza em vários espaços da região de Setúbal e tem como mote “De dentro para fora e de fora para dentro”, pretende levar a debate público a questão do capacitismo, convocando a comunidade a envolver-se no seu combate.

A APPACDM almeja um evento que faça refletir sem perder de vista a fruição da atmosfera artística e que permita que a comunidade entre nas suas instalações e conheça o trabalho desenvolvido.

O festival é aberto pelo Inclu’Som, o quinto encontro anual de grupos de percussão, dia 19, às 16h00, no Largo José Afonso, em que o Bombo’Sapiens, da APPACDM de Setúbal, estará acompanhado de grupos nacionais e dos convidados especiais Compagnia Elefanti (Itália), Sargantana Circ Inclusiu (Espanha) e Ginga Inclusiva (UDI e AMA Capoeira).

Segue-se, às 17h30 no auditório da Casa da Baía, o debate “Direito ao Ponto”, o qual tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as barreiras encontradas pelas pessoas com deficiência no mundo do espetáculo, quer se trate de público, quer sejam profissionais.

O debate conta com a participação, entre outros, do vereador Pedro Pina, do ator Tony Weaver, do encenador Marco Paiva e da blogger Sofia Martins (JustGo by Sofia).

Além de eventos para a comunidade institucional, a programação conta com sessões públicas de cinema, música, teatro, dança e literatura, estando prevista uma mostra de curtas-metragens, o lançamento de um livro da editora Arrábita, da APPACDM de Setúbal – “Castro do Cerro”, de Fernanda Esteves –, e o espetáculo “Cegos”, do novo grupo de teatro e dança da Crinabel.

O espetáculo “Cegos” é apresentado às 17h30 de 20 de novembro na Sala José Afonso da Casa da Cultura, enquanto as curtas-metragens “Mais Livre”, de Beatriz Valente Nunes, “Amoreiras”, de Pedro Augusto Almeida, e “Madalena”, de Vítor Branco, são exibidas no ciclo “Cinema para Mim, Cinema para Ti”, a partir das 11h00 de 26, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

“Castro do Cerro”, o sexto romance de Fernanda Esteves, é, por sua vez, lançado às 17h30 de 27 de novembro na Biblioteca Municipal, com a participação do Teatro de Animação de Setúbal.

O festival encerra com um espetáculo do Grupo de Teatro Puzzle, do clube de Animação Jovem da APPACDM de Setúbal, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, onde é possível “degustar” arte e gastronomia de uma só vez.

O trabalho dos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) está patente no programa em cinco mostras a realizar em Setúbal – da Casa de Olaria (24 de novembro, 11h00, no CACI Troia), da Casa de Teatro Oral (28, 11h00, no CACI Sado), da Casa de Dança (28, 14h00, no CACI Mourisca), da Casa do Teatro Físico (29, 14h00, no CACI São Filipe) e da Casa da Música (30, 14h00, no CACI Portinho).

Nas atividades fora do concelho de Setúbal, o Cineteatro São João, em Palmela, é palco da Apresentação da Mostra da Casa, pelos vários CACI da APPACDM de Setúbal, a partir das 11h00 de 2 de dezembro, que resulta de um processo participado com formador, utentes e funcionários dos CACI.

O programa conta ainda com uma série de eventos internos, exclusivos para a comunidade da APPACDM, como visitas a escolas, uma residência artística sobre percussão e circo inclusivo, de 14 a 18 de novembro, ou um ateliê sobre música eletrónica, em 21.