Concessão às Águas do Sado chega ao fim: Câmara de Setúbal assume gestão da água a 18 de dezembro de 2022

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, convocou uma reunião extraordinária para debater o regresso da concessão das Águas do Sado ao município de Setúbal para 24 de novembro.

O fim da concessão aos privados do sistema de abastecimento de água e saneamento ao município de Setúbal está previsto para 17 dezembro de 2022.

O vereador das Obras Municipais do município sadino, Carlos Rabaçal, reconhece que “temos um calendário que já está apertado uma vez que o contrato de concessão acaba no dia 17 de dezembro de 2022, que quer dizer que no dia 18, a câmara municipal terá de estar a gerir as águas”.

Carlos Rabaçal explica que “há um calendário a inferior a esse, em que a câmara municipal terá de informar a concessionária até 17 de dezembro de 2021, um ano antes, da decisão que tomou, de regresso ao município da gestão das águas e saneamento”. Essa informação será expressa numa “certidão da Assembleia Municipal de Setúbal decorrente de uma proposta da própria câmara municipal”.
O vereador sublinhou que o município informará as Águas do Sado sobre a situação dos trabalhadores e dos equipamentos. “Há já trabalho feito e a situação está resolvida”.

Carlos Rabaçal disse ainda que a proposta do fim da concessão será apresentada brevemente em reunião pública do executivo camarário e será acompanhada de um estudo feito por uma empresa que “fundamenta a vantagem da gestão pública em relação á gestão privada”.
“Contámos com a necessidade e esforço de toda a câmara municipal para garantir que finalmente a gestão das águas possam regressar à gestão municipal para benefício de todos setubalenses”, apelou o autarca.

De referir que esta questão foi apresentada pelo vereador socialista, Fernando José, que concorda com o regresso da gestão ao município setubalense.