Mais de 100 pessoas protestam contra restrições nos acessos às praias da Arrábida

Mais de uma centena de pessoas manifestaram esta manhã, 10 de Junho, na praça de Bocage, levando a toalha e fato de banho, contra as restrições nos acessos às praias da Arrábida durante a época balnear. “Está aqui mais gente do que em todas as praias da Arrábida juntas, por isso a adesão foi boa”, disse Vanessa Sequeira, da organização do protesto.

A responsável salientou que este é “um movimento cívico que nasceu das redes sociais, onde as pessoas iam manifestando o seu descontentamento”. “É um movimento totalmente cívico não tem nada de política, é apenas uma forma das pessoas se expressarem ao vivo aquilo que diziam nas redes sociais”, afirma.

Vanessa Sequeira  disse que com esta acção pretendem três objetivos imediatos. “Que não seja cobrado o estacionamento na Figueirinha porque entendemos que os lugares devem ser aumentados e não taxados”, bem como “a abertura do troço entre a Figueirinha e o Creiro, defendemos que seja colocados pinos e policiamento para que as pessoas possam circular”. O terceiro objectivo é a redução dos preços dos transportes. “Não faz sentido que os TST estejam a cobrar para a Figueirinha um valor que é quase o dobro cobrado para Lisboa, é uma falta de respeito”, acrescentou.

A responsável revelou que vão exigir a consulta do plano de emergência para as praias da Arrábida e o acordo de concessão com os TST e saber se houve contrapartidas com as empresas que estão a colaborar com os parques de estacionamento gratuitos, Alegro e Secil.

“O pedido vai ser enviado formalmente com um conjunto de sugestões”, afirma Vanessa Sequeira. “Chegou a hora de negociar”, concluiu.