Festas da Atalaia vivem tradição secular

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, no concelho do Montijo, começam dia 26 de Agosto e decorrerão até à próxima segunda-feira, dia 29 de Agosto, no santuário. Trata-se da maioria romaria da região sul do país e atrai anualmente milhares de peregrinos que cumprem as suas promessas.

 

O certame tem início às 19 horas, com uma salva de 21 morteiros, na presença das entidades oficiais convidadas, com a colaboração da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montijo. Segue-se o desfile do grupo de percussão “Batucando”.

Meia hora depois dá-se a entrada do Círio da Quinta do Anjo (Cruzeiro Mor), seguindo este em procissão acompanhado de charanga.

A partir das 21 horas começa o programa de animação com as actuações da marcha dos Reformados do Montijo, da marcha da Academia Sénior de Atalaia e Alto Estanqueiro- Jardia, no palanque das festas, encerrando com o concerto de Sérgio Rossi.

 

No sábado de manhã, terá lugar o programa religioso com a partida do largo da Feira no Montijo, da imagem de Nª Sª da Atalaia, acompanhada pelo grupo “Amigos no Estribo” (10h) e a celebração de eucaristia no santuário (11h).

Às 12.30 horas, terá lugar a entrada do Círio da Azoia, em procissão acompanhada pela Banda da A.C.R.U.T.Z. – Zambujal de Baixo (Cruzeiro Mor), seguindo-se uma hora depois a chegada dos “Amigos no Estribo” – (Cruzeiro Mor), que preparam um almoço com fogareiro partilhado. Pelas 15 horas, decorrerá o desfile dos ranchos participantes no Festival de Folclore seguindo-se as actuações no palanque das Festas: Rancho Folclórico Juventude Atalaiense, da Atalaia; Rancho Folclórico Foros da Fonte Seca, do Redondo; Rancho Folclórico O Clibotas, da Lourinhã; Rancho Folclórico Monte Godel, de Mafra; Rancho Folclórico das Piçarras, de Vendas Novas.

À noite, a partir das 21 horas, no palanque das festas, actuará o grupo de hip-hop “Moove it Crew”, seguindo-se o espectáculo musical com “Chico Moreno K-Brazil”. À meia-noite, realiza-se a charanga pelas ruas da freguesia, da tertúlia “Mansos e Vadios”.

Decorrerão ainda bailes até madrugada, nas sedes dos círios presentes nas festas.

 

No domingo, dia mais importante do evento, logo pelas 8 horas dá-se a tradicional lavagem da cara na Fonte da Senhora, pelo Círio da Azoia, seguindo-se a visita aos outros Círios. Pelas 11 horas, será celebrada uma eucaristia no adro da Igreja.

Ao meio dia, terá lugar a entrada do Círio Novo em procissão, acompanhado pela Banda do Rosário e às 14 horas é a vez da entrada do Círio da Carregueira – (Cruzeiro Mor) e uma hora mais tarde dos Círios da Moita e de Chelas – (Cruzeiro Mor). Às 16.30 horas, decorrerá a entrada do Círio de Alhos Vedros /Barra Cheia (Cruzeiro Mor) e às 17.30 horas, a chegada do Círio da Carregueira acompanhado da mini Banda do Pinhal Novo.

Pelas 18.30 horas, terá lugar a procissão em honra de Nossa Senhora da Atalaia, integrando todos os círios, colectividades, Banda Filarmónica de Sesimbra e Fanfarras dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra e Montijo. No decorrer do cortejo, serão cumpridas as promessas dos Círios da Carregueira e dos Olhos de Água.

À noite, pelas 22.30 horas, no palanque das festas, terá lugar o espectáculo musical com Rosinha.

 

No último dia das festas, será celebrada uma eucaristia, pelas 8 horas, no santuário. Segue-se a tradicional lavagem da cara, na Fonte da Senhora, pelos círios presentes. À tarde, a partir das 17.30 horas, tem início o regresso dos círios às suas terras. A animação terá lugar ainda às 22 horas com um espectáculo promovido pela Popular FM, seguido de fogo-de-artifício.