Feira de Agosto anima Grândola

 Os D.A.M.A., HMB, Carminho, João Pedro Pais e The Gift são as grandes atracções da Feira de Agosto que animará a vila de Grândola durante quatro dias. São esperados milhares de visitantes neste certame que já é a maior feira do Litoral Alentejano.

O Parque de Feiras e Exposições de Grândola recebe a partir de hoje, dia 25 de Agosto, a Feira de Agosto, com concertos diários no palco principal e no palco bar. O certame é inaugurado às 18.30 horas pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

A Câmara Municipal de Grândola promove cinco dias de festa com propostas alternativas de pop, rock, fado e folclore, tendo em vista proporcionar bons momentos de música e noites animadas aos milhares de visitantes que são esperados nesta edição do certame, com entrada gratuita.

Para além de um local de grande convívio e animação, a feira pretende ser também a principal montra das potencialidades e recursos, promovendo e potenciando o concelho junto dos visitantes. Trata-se de um certame que constitui uma referência, não só no panorama das feiras francas – sendo a maior feira franca do Alentejo – como em termos do desenvolvimento económico desta região, assumindo particular relevância num momento em que projectos de inegável qualidade e interesse nacional estão concluídos ou em curso no concelho de Grândola, correspondendo a investimentos significativos nas área do turismo, agricultura, florestas, vitivinicultura, enologia e de turismo rural, que estão a trazer novas oportunidades de negócio e de emprego.

Até 29 de agosto, uma das maiores feiras do País dá a conhecer os encantos do Litoral Alentejano nos diversos espaços que se encontram instalados no grande recinto: zona de expositores, zona de artesanato, jardim das associações e produtos regionais, feira franca com zona de divertimentos e a praça rural com exposição de gado e a participação dos principais representantes das marcas ligadas ao sector.

No palco principal, todas as noites, a partir das 22.15 horas estão prometidos grandes espectáculos. Os D.A.M.A., a banda sensação do momento, abrem o primeiro dia de concertos, esta quinta-feira, dia 25. Seguem-se amanhã, dia 26 de Agosto, os HMB, a super banda soul/ R&B, que tem como um público alvo os jovens. No sábado à noite, dia 27 de Agosto, Carminho é a fadista convidada, prometendo um concerto com novos e velhos temas que fazem parte da sua digressão nacional e internacional. No domingo, dia 28 de Agosto, João Pedro Pais é o nome que se segue para alegrar a noite de domingo. The Gift com o espectáculo comemorativo dos 25 anos de carreira, encerram a Feira de Agosto no dia 29 de Agosto.

A Feira de Agosto tem ainda o palco bar, com animação diária entre as 18 e as 23.45 horas. “Morango Tango” a divertida banda promete entretenimento e boa disposição esta quinta-feira. Os XPTO actuam amanhã, numa noite de cover´s que atravessa gerações, desde os Beatles aos Coldplay.

Novidade nesta edição é o 1.º Festival Luso-Espanhol de Folclore no final de tarde de sábado, às 18 horas, no palco bar, com as actuações do Grupo Folklorico LA SEDA de Múrcia (Espanha), Rancho Folclórico da Casa do Minho de Lisboa (Minho), Rancho Folclórico do Vale de Santarém (Ribatejo) e o Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril (Alentejo Litoral). No sábado à noite, a música continua ao som de êxitos bem conhecidos com Big Show Rock. A encerrar os concertos no palco bar, no domingo, dia 28, os Shakra revisitam grandes êxitos dos Queen, Muse ou Rammstein.

O melhor da gastronomia regional pode ser apreciado nos restaurantes e bares localizados ao longo do grande recinto da Feira de Agosto e no espaço das tasquinhas (6) que oferecem diariamente uma ementa diversificada de pratos tradicionais da região.

Este ano, o tema da feira é a “Floresta, o Montado de Sobro e a Cortiça”. Neste âmbito, vai realizar-se, em parceria com a Faculdade de Ciências de Lisboa, um conjunto de actividades durante o certame, nomeadamente um colóquio (sábado, dia 27), que abordará, entre outras, as questões do montado e os seus serviços e a realização de sessões de observação da fauna da Herdade da Ribeira Abaixo, localizada na Serra de Grândola.

Ao longo dos dias do certame, o Pavilhão 1 apresenta uma exposição intitulada ”O Pinhal e o Montado do concelho de Grândola”. A temática incidirá sobre as principais espécies florestais do concelho – o pinheiro e o sobreiro – e sobre os ofícios relacionados com as mesmas, nomeadamente, a apanha da pinha, a extracção da resina e da cortiça, e a sua preparação e transformação nas fábricas. A partir da recolha de testemunhos orais, de fotografias e da cedência de objectos antigos utilizados nestes trabalhos, será possível mostrar aspectos tradicionais destes ofícios e a forma como ainda são realizados atualmente.  A actividade corticeira no concelho será também documentada através de um filme sobre a extracção da cortiça e o trabalho desenvolvido em algumas das fábricas ainda em laboração em Grândola.

Outras atrações do certame são também a corrida de toiros (domingo, dia 28, às 17h30) e o festival hípico (sábado dia 27, a partir das 15h00).  Este festival, que assinala este ano 20 anos, decorrerá no Picadeiro da Feira que apresentará, à semelhança do ano passado, actividades diárias, nas tardes do certame.

Durante todo o certame, a autarquia disponibiliza gratuitamente dois “Comboios da Feira” que efectuam o trajecto entre o recinto e vários pontos estratégicos da vila.