Festa do Teatro de Setúbal de 17 a 26 de agosto

O programa da 25.ª edição Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal apresenta cerca de quatro dezenas de eventos a realizar em oito espaços e equipamentos culturais de Setúbal, incluindo uma apresentação em Palmela e uma extensão em setembro.

Com o objetivo de diversificar os espaços e descentralizar o evento, há espetáculos e atividades no Convento de Jesus, na Escola Secundária Sebastião da Gama, na Casa da Cultura, na Praça de Bocage, no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, no Mercado da Conceição e no Jardim de Palhais, estes dois locais em estreia nesta edição.

A Seção Oficial apresenta duas estreias, incluindo “A Ruiva”, uma coprodução do Teatro Estúdio Fontenova com a Companhia João Garcia Miguel. Com encenação de Sara Ribeiro e com André Marques, Catarina Ribeiro, Duarte Lopes e Sara Túbio Costa no elenco, é uma peça sobre anseios e sobre a capacidade de modificação função desses anseios, propondo uma reflexão aberta sobre matérias da atualidade.

“A Ruiva” tem quatro sessões agendadas para os dias 18, 19, 20 e 21, sempre com início às 22h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, sendo a última apresentação acompanhada de uma intérprete em Língua Gestual Portuguesa, novidade nesta edição do certame.

A outra estreia da Secção Oficial, a exibir no dia 19, às 19h00, no espaço A Gráfica, é “Lista de Esperas”, que tem encenação e dramaturgia do colectivo caroço, vencedor da Secção Off – Mais Festa na edição de 2022 do festival, e interpretação de Ana Rita Rosa, Andreia Santos, Liliana Mauriz, Mia Meneses e susana m. g. silvério, a qual também é responsável pela cenografia.

A terceira criação do colectivo caroço, inspirada na tragicomédia “À Espera de Godot”, de Samuel Beckett, resulta de uma “mescla experiências de vida para voltar a dar-se tempo”, numa “tentativa de pensar a intimidade, biografias avulsas e as múltiplas vidas de um corpo”, sendo a espera o próprio ato criativo.

A Secção Off – Mais Festa – A Concurso regista as outras duas estreias, “Câncer”, da Tela Negra, a 18, e “ASAE da Liberdade”, do Teatro Amanhã, a 25, ambas com sessões a iniciar às 19h00 na Escola Secundária Sebastião da Gama.

Com guião, interpretação e encenação da angolana Khristall Áfrika e direção artística de Guigo Ribeiro, “Câncer” é “um monólogo de autoiniciativa criativa que fornece ao público novas perspetivas para a libertação de hábitos e inibições adquiridas no quotidiano, estimulando a autodisciplina e a autonomia na utilização do respeito às diferenças”.

“ASAE da Liberdade”, pelo Teatro Amanhã, de Palmela, acompanha, entre música, magia e bailado, a batalha de uma inspetora Autoridade da Segurança no Amor e Estudos (ASAE) da Liberdade “contra o impossível”, numa mansão, que alegadamente é a última casa livre, mas onde a liberdade não está à vista.

A peça, que conta com a colaboração de Pedro Gil, tem dramaturgia de Isabel Xavier, Maria do Ó e Matilde Graça, é encenada por Maria do Ó e tem como intérpretes Beatriz Viamonte, Baltasar Marçal e Matilde Graça.

A Secção Oficial conta com mais 14 espetáculos, entre os quais “A Banda”, da companhia OtraDanza, de Barcelona, Espanha, “Duas Casas”, dos Imaginar do Gigante, de Ovar, “Coração de Antígona”, dos Lendias d’Encantar, de Beja, “Palhinhas, a História de um Espantalho”, da companhia Krisálida, de Caminha, e “A Metamorfose” e “Primate… Informe para una Academia”, ambos da EscenaFísica, do Chile.

“A Noiva do Vento”, da Ábrego Producciones, de Oruña de Piélagos, Cantabria, Espanha, “Time”, do Teatrão, de Coimbra, “Livre Acesso” e “Se der Corda”, ambas do Circo no Ato, do Rio de Janeiro, Brasil, “Espécies Lázaro”, do Teatro Art’Imagem, da Maia, “A Maior Flor do Mundo”, do Teatro do Noroeste – CDV, de Viana do Castelo, “Raposódio”, da associação d’Orfeu AC, de Águeda, e “Elektra.25”, da companhia Atalaya, de Sevilha, Espanha, também integram a Secção Oficial.

A XXV Festa do Teatro conta com encenações com diversas linguagens e abordagens artísticas, com produções de companhias portuguesas e de Angola, Brasil, Espanha, Chile, Argentina e Itália, as quais constam da programação das duas secções do evento, “Oficial” e “Off – Mais Festa”, esta com perto de uma dezena de projetos emergentes, que se apresentam a concurso e, também, sem caráter competitivo.

Além das peças cénicas, o certame, que na página oficial do evento, acessível nesta ligação, disponibiliza toda a programação e informações sobre bilheteira, reserva concertos, três exposições, workshops, sessões de cinema e conversas sobre os mais variados assuntos teatrais.

O primeiro espetáculo, logo após a abertura da XXV Festa do Teatro, é um concerto da música portuguesa Chica, às 18h00 de 17 de agosto, nos Claustros do Convento de Jesus, estando o concerto de encerramento, marcado para as 23h30 de 26 de agosto no pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama, a cargo da banda Curcumbia, residente em Portugal, mas com membros de Chile, Argentina, Brasil, Portugal e Itália.

Os espetáculos da secção “Oficial” têm bilhetes a 8 euros para o público em geral e a 6 euros para estudantes, desempregados, menores de 25 anos, maiores de 65 anos e profissionais do espetáculo, havendo ainda bilhetes a 2,5 euros para portadores do cartão Amigos do Teatro Estúdio Fontenova.

A bilheteira abre a partir de 16 de agosto, sempre das 18h00 às 20h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, com entrada pela Avenida Mariano de Carvalho, enquanto várias apresentações da secção “Off – Mais Festa” são de entrada gratuita, podendo ser solicitada ao público uma gratificação solidária “ao chapéu” para os artistas.

Há também bilhetes à venda no local do espetáculo, uma hora antes, menos nos eventos de entrada gratuita e realizados no Fórum Municipal Luísa Todi, sendo que neste último caso funciona a bilheteira desta sala de espetáculos, acessível a partir do endereço bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt ou do telefone 265 522 127.