Incêndio em Odemira “não põe em risco a realização” do festival Meo Sudoeste

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Odemira e a organização do MEO Sudoeste informam que “não há qualquer risco à realização do Festival”, considerando que “o recinto e a zona de campismo não se encontram na linha de evolução do incêndio que está a deflagrar na Freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira”.

O acesso à Herdade da Casa Branca, que recebe o festival há 25 edições, terá de ser feito a partir do norte, visto que a circulação na Estrada Nacional 120 está com constrangimentos entre São Miguel e São Teotónio.

As portas do campismo da Herdade da Casa Branca abriram-se aos festivaleiros no dia 5 de agosto e o evento arranca a 9 de agosto, prolongando-se até sábado, 12 de agosto. Entre outros artistas, o festival recebe atuações de David Guetta, Steve Aoki, Xutos & Pontapés, Metro Boomin, Niall Horan ou Bizarrap.

Incêndio:

O incêndio que deflagrou no dia 05/08/2023 na zona de São Miguel, na Freguesia de São Teotónio continua com frentes ativas, tendo ocorrido reativações ao longo da manhã de hoje. de 7 de agosto,
A prioridade de atuação é a defesa de habitações e aglomerados rurais e a evacuação preventiva de pessoas que se encontrem na linha do incêndio.

Nesta altura combatem o incêndio 635 operacionais, apoiados por 182 veículos e 13 meios aéreos, entre aviões e helicópteros.

A população deslocada está a ser encaminhada para a Escola EB 2, 3 de São Teotónio.

A circulação rodoviária na Estrada Nacional 120 está condicionada, bem como nas Estradas e Caminhos Municipais da zona abrangida.

No dia 06/08/2023 foi necessário proceder à evacuação de cerca de 100 cidadãos dos povoamentos de Choça dos Vales, Corgo, Relva Grande, Vale de Água e Vale dos Alhos. Cerca de 60 pessoas ficaram alojadas no Pavilhão Desportivo da Escola EB 2,3 de São Teotónio.

No combate ao incêndio registaram-se 6 cidadãos assistidos e 3 feridos ligeiros, todos ao nível dos operacionais, sem registo de ocorrências entre os civis.

O abastecimento de água à população na vila de São Teotónio está condicionado, devido ao combate ao incêndio.

O Serviço Municipal de Proteção Civil solicita que a população respeite as recomendações das autoridades e que evite a deslocação e circulação rodoviária a sul de São Teotónio.