Setúbal

Festa do Teatro de Setúbal apresenta quatro estreias

A 25.ª edição da Festa do Teatro de Setúbal que vai decorrer de 17 a 26 de agosto em vários locais da cidade, apresenta mais de vinte espetáculos de companhias portuguesas e estrangeiras, incluindo quatro estreias, além de exposições, workshops e concertos e uma extensão a Palmela.

Espetáculos de dança, teatro físico, curtas metragens, exposições, conversas de teatro, textos originais e clássicos unem-se numa mostra para diferentes camadas de público, com algumas companhias que se apresentam pela 1.ª vez no Festival Internacional de Teatro de Setúbal (FITS), oriundas de Espanha, Chile, Angola, Brasil e workshops para público em geral e para profissionais da área.

Na apresentação do evento que realizou-se a 20 de julho, na Casa da Baía, José Maria Dias, diretor do Teatro Estúdio Fontenova, revelou que esta edição vai abordar as temáticas como “a imigração, clandestinidade, alterações climáticas, lutas pelos direitos da terra e dos povos indígenas, igualdade de género”.

José Maria Dias salienta que a programação é “eclética e diversificada para ter uma abrangência de público”.

Já o vereador da Cultura do município sadino, Pedro Pina, disse que “para mim é um grande orgulho fazer esta viagem convosco, nesta condição que a vida me proporcionou de ser vereador com a área da Cultura”. “É um orgulho enorme” esta parceria, sublinhando a “resistência” do Teatro Estúdio Fontenova em realizar esta festa que “é um espaço de liberdade”.

O Teatro Estúdio Fontenova vai estrear a 18 de agosto o espetáculo “A Ruiva”, em conjunto com a companhia João Garcia Miguel, de Torres Vedras, no Fórum Luísa Todi

De referir que na noite de 27 de julho, na Feira de Sant’Iago, a exemplo do ano passado, o Teatro Estúdio Fontenova promove um encontro de mimos. A quem se juntar a como mimo, a companhia de teatro ajuda na caracterização e oferece um convite para um espetáculo do festival no Fórum Municipal Luísa Todi, à escolha.

A Festa do Teatro o qual contempla perto de quatro dezenas de eventos a realizar em oito espaços e equipamentos culturais de Setúbal, incluindo uma apresentação em Palmela e uma extensão em setembro, está este ano em dois espaços novos, o Mercado da Conceição que foi reabilitado e o Jardim Palhais, na freguesia de S. Sebastião, para além dos auditórios das escolas secundárias Sebastião da Gama e D. João II e o Fórum Municipal Luísa Todi.

“A Ruiva”, com encenação de Sara Ribeiro, e André Marques, Catarina Ribeiro, Duarte Lopes e Sara Túbio Costa no elenco, é uma peça sobre anseios e sobre a capacidade de modificação função desses anseios e propõe uma reflexão aberta sobre matérias da atualidade que importam explorar.

A peça está em cena na Festa do Teatro com quatro sessões agendadas para os dias 18, 19, 20 e 21, sempre com início às 22h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, sendo que a última apresentação é acompanha de uma intérprete em Língua Gestual Portuguesa, novidade nesta edição do certame.

Entre a lista de estreias constam ainda “Câncer”, da Tela Negra, a 18, e “ASAE da Liberdade”, a 25, ambos com sessões a iniciar às 19h00 na Escola Secundária Sebastião da Gama, assim como “Lista de Esperas”, do Coletivo Caroço, a 19, igualmente às 19h00, no espaço A Gráfica.

Acresce a este conjunto espetáculos com apresentação inédita em Setúbal um vasto leque de encenações que partilham criatividade em diversas linguagens e abordagens artísticas, com produções de companhias portuguesas, mas também de Angola, Brasil, Espanha, Chile, Argentina e Itália.

Estas encenações constam da programação das duas secções de programação cénica da XXV Festa do Teatro, concretamente a “Oficial” e “Off – Mais Festa”, esta última com perto de uma dezena de projetos emergentes, que se apresentam na cidade a concurso e, também, sem caráter competitivo.

Os espetáculos que integram secção “Oficial” do evento têm bilhetes a 8 euros para o público em geral e a 6 euros para estudantes, desempregados, menores de 25 nos, maiores de 65 anos e profissionais do espetáculo, havendo ainda bilhetes a 2,5 euros para portadores do cartão Amigos do Teatro Estúdio Fontenova.

A bilheteira abre a partir de 16 de agosto, sempre das 18h00 às 20h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, com entrada pela Avenida Mariano de Carvalho, enquanto várias apresentações da secção “Off – Mais Festa” são de entrada gratuita, podendo ser solicitada ao público uma gratificação solidária “ao chapéu” para os artistas.

Há também bilhetes à venda no local do espetáculo, uma hora antes, menos nos eventos de entrada gratuita e realizados no Fórum Municipal Luísa Todi, sendo que neste último caso funciona a bilheteira desta sala de espetáculos, acessível também a partir do endereço bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt ou do telefone 265 522 127.


Veja a programação completa em: https://festadoteatro.pt/2023

O Teatro Estúdio Fontenova é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes e pelo Município de Setúbal e associada da Performart e A Descampado _ Companhias . Espaços . Territórios.

admin

Recent Posts

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

17 horas ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

1 dia ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

2 dias ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

3 dias ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

3 dias ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

3 dias ago