Festa do Teatro de Setúbal apresenta quatro estreias

A 25.ª edição da Festa do Teatro de Setúbal que vai decorrer de 17 a 26 de agosto em vários locais da cidade, apresenta mais de vinte espetáculos de companhias portuguesas e estrangeiras, incluindo quatro estreias, além de exposições, workshops e concertos e uma extensão a Palmela.

Espetáculos de dança, teatro físico, curtas metragens, exposições, conversas de teatro, textos originais e clássicos unem-se numa mostra para diferentes camadas de público, com algumas companhias que se apresentam pela 1.ª vez no Festival Internacional de Teatro de Setúbal (FITS), oriundas de Espanha, Chile, Angola, Brasil e workshops para público em geral e para profissionais da área.

Na apresentação do evento que realizou-se a 20 de julho, na Casa da Baía, José Maria Dias, diretor do Teatro Estúdio Fontenova, revelou que esta edição vai abordar as temáticas como “a imigração, clandestinidade, alterações climáticas, lutas pelos direitos da terra e dos povos indígenas, igualdade de género”.

José Maria Dias salienta que a programação é “eclética e diversificada para ter uma abrangência de público”.

Já o vereador da Cultura do município sadino, Pedro Pina, disse que “para mim é um grande orgulho fazer esta viagem convosco, nesta condição que a vida me proporcionou de ser vereador com a área da Cultura”. “É um orgulho enorme” esta parceria, sublinhando a “resistência” do Teatro Estúdio Fontenova em realizar esta festa que “é um espaço de liberdade”.

O Teatro Estúdio Fontenova vai estrear a 18 de agosto o espetáculo “A Ruiva”, em conjunto com a companhia João Garcia Miguel, de Torres Vedras, no Fórum Luísa Todi

De referir que na noite de 27 de julho, na Feira de Sant’Iago, a exemplo do ano passado, o Teatro Estúdio Fontenova promove um encontro de mimos. A quem se juntar a como mimo, a companhia de teatro ajuda na caracterização e oferece um convite para um espetáculo do festival no Fórum Municipal Luísa Todi, à escolha.

A Festa do Teatro o qual contempla perto de quatro dezenas de eventos a realizar em oito espaços e equipamentos culturais de Setúbal, incluindo uma apresentação em Palmela e uma extensão em setembro, está este ano em dois espaços novos, o Mercado da Conceição que foi reabilitado e o Jardim Palhais, na freguesia de S. Sebastião, para além dos auditórios das escolas secundárias Sebastião da Gama e D. João II e o Fórum Municipal Luísa Todi.

“A Ruiva”, com encenação de Sara Ribeiro, e André Marques, Catarina Ribeiro, Duarte Lopes e Sara Túbio Costa no elenco, é uma peça sobre anseios e sobre a capacidade de modificação função desses anseios e propõe uma reflexão aberta sobre matérias da atualidade que importam explorar.

A peça está em cena na Festa do Teatro com quatro sessões agendadas para os dias 18, 19, 20 e 21, sempre com início às 22h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, sendo que a última apresentação é acompanha de uma intérprete em Língua Gestual Portuguesa, novidade nesta edição do certame.

Entre a lista de estreias constam ainda “Câncer”, da Tela Negra, a 18, e “ASAE da Liberdade”, a 25, ambos com sessões a iniciar às 19h00 na Escola Secundária Sebastião da Gama, assim como “Lista de Esperas”, do Coletivo Caroço, a 19, igualmente às 19h00, no espaço A Gráfica.

Acresce a este conjunto espetáculos com apresentação inédita em Setúbal um vasto leque de encenações que partilham criatividade em diversas linguagens e abordagens artísticas, com produções de companhias portuguesas, mas também de Angola, Brasil, Espanha, Chile, Argentina e Itália.

Estas encenações constam da programação das duas secções de programação cénica da XXV Festa do Teatro, concretamente a “Oficial” e “Off – Mais Festa”, esta última com perto de uma dezena de projetos emergentes, que se apresentam na cidade a concurso e, também, sem caráter competitivo.

Os espetáculos que integram secção “Oficial” do evento têm bilhetes a 8 euros para o público em geral e a 6 euros para estudantes, desempregados, menores de 25 nos, maiores de 65 anos e profissionais do espetáculo, havendo ainda bilhetes a 2,5 euros para portadores do cartão Amigos do Teatro Estúdio Fontenova.

A bilheteira abre a partir de 16 de agosto, sempre das 18h00 às 20h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, com entrada pela Avenida Mariano de Carvalho, enquanto várias apresentações da secção “Off – Mais Festa” são de entrada gratuita, podendo ser solicitada ao público uma gratificação solidária “ao chapéu” para os artistas.

Há também bilhetes à venda no local do espetáculo, uma hora antes, menos nos eventos de entrada gratuita e realizados no Fórum Municipal Luísa Todi, sendo que neste último caso funciona a bilheteira desta sala de espetáculos, acessível também a partir do endereço bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt ou do telefone 265 522 127.


Veja a programação completa em: https://festadoteatro.pt/2023

O Teatro Estúdio Fontenova é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes e pelo Município de Setúbal e associada da Performart e A Descampado _ Companhias . Espaços . Territórios.