A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) vai reabrir a Rampa das Baleias no dia 26 de Julho, no estuário do rio Sado, após uma intervenção para melhorar segurança e qualidade de utilização pública desta infraestrutura de apoio à náutica de recreio.
Um dia antes, a 25 de Julho, às 15h30, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, fará a inauguraçáo oficial.
“Numa época em que se verifica um particular aumento da procura por esta infraestrutura, a APSS reabre a utilização da rampa varadouro já nos próximos fins-de-semana, para responder às necessidades dos seus utilizadores”, refere em comunicado.
Os trabalhos de betonagem e de recarga de tuvenam para nivelamento do acesso E10/4 à Rampa das Baleias estão concluídos.
A seguir será necessário proceder à operação de selagem das juntas em parte da rampa, trabalho que apenas poderá ser efectuado entre 5 e 8 de Agosto porque “só nesses dias existirão marés favoráveis à realização. Até lá a infraestrutura está totalmente apta a funcionar e depois desta última intervenção, a Rampa das Baleias ficará aberta, sem mais restrições”.
Recorde-se que a Rampa da baleias, situada entre o parque industrial da Sapec e a Mitrena, na zona de Santa Catarina, com mais de 30 anos de existência é a única rampa gratuita existente em Setúbal com acesso directo ao rio Sado, sendo utilizada por muitos pescadores. Nos últimos anos devido à forte utilização e às tempestades constantes que assolaram o país, o equipamento apresentava sinais alarmantes de degradação.