Festa da Flor decorre até 30 de setembro em Setúbal

A 5.ª Festa da Flor, a decorrer até 30 de setembro na avenida Luísa Todi, junto ao coreto, em Setúbal, destacando os valores ambientais.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal e vereadora do Ambiente, Carla Guerreiro, inaugurou, a 28 de setembro, o evento, onde disse que “é necessário, cada vez mais, fomentar a ligação das pessoas com a natureza em espaço urbano” e “reforçar a importância que esta tem para a saúde e para a qualidade de vida”.

Realçando o facto de a Festa da Flor ter tido uma pausa de dois anos, devido à pandemia, a autarca afirmou que o certame “voltou em força”, com “inovação” e com a novidade de ter mudado para a Avenida Luísa Todi, próximo do coreto.

“Tradicionalmente é um certame que se realiza na Praça de Bocage, mas este ano quisemos fazer diferente. Este é o cenário ideal para a Festa da Flor, que está agora repleta de verde, numa das avenidas mais bonitas de Portugal, além de estar guarnecida de muitas árvores, que oferecem sombra às pessoas”, sublinhou a autarca.

Outra das novidades da Festa da Flor é a realização de uma conferência, intitulada “Espaços Verdes – natureza em espaço urbano”, agendada para amanhã, no Auditório do Mercado do Livramento, que aborda temas como o papel das plantas autóctones na mitigação das alterações climáticas, a gestão da água de rega e o controlo das pragas urbanas.

O destaque dado aos espaços urbanos verdes foi igualmente dado esta manhã pelo diretor do departamento de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Setúbal, Sérgio Gaspar, que considerou a Festa da Flor uma homenagem aos jardineiros do município.

“Não nos podemos esquecer que alguém tem de tratar dos espaços verdes da cidade: os jardineiros. Muitas vezes esquecemo-nos desta importante força de trabalho, sem a qual não era possível realizar este evento e sem a qual não era possível manter a qualidade ambiental no concelho”, referiu.

Outro dos destaques da Festa da Flor, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, é a mostra de artes e ofícios “Natureza em espaço urbano”, na Avenida Luísa Todi, com três dezenas de expositores, numa exposição e venda de flores e de bens e serviços associados, como mel, ferramentas, olaria e artesanato produzido com cortiça e outros materiais reutilizados.

Além da feira, que decorre ao longo dos três dias da festa, entre as 10h00 e as 22h00, a manhã desta quinta-feira contou com a construção de uma mandala coletiva por Inês Batista, da Mandal’Arte, e uma hora do conto com a contadora de histórias Paula Farinhas, que apresentou “Azular o fundo do mar”.

Nos três dias, a placa central da Avenida Luísa Todi tem animação e som ambiente com o apresentador Acácio Venâncio, do Som da Baixa, igualmente das 10h00 às 22h00.

O programa completo da Festa da Flor pode ser consultado na página https://www.mun-setubal.pt/wp-content/uploads/2023/09/FestaFlor-programa-v2.pdf.