Faleceu o salesiano leigo António Manuel Pinto

A Diocese de Setúbal informa que faleceu a 28 de Dezembro, no Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, o salesiano leigo António Manuel Pinto, pertencente à comunidade de Setúbal.

Nascido em 1934 em Alfândega da Fé, professou na Congregação Salesiana como Leigo em 1954. No seu peregrinar de missionário, depois de Namaacha (Moçambique), Vendas Novas, Porto, Évora, Lisboa, chegou a Setúbal em Setembro de 2020. Membro da comunidade salesiana recentemente acolhida na Diocese de Setúbal, à qual foi confiada a Paróquia de São José, em Setúbal, juntamente com a colaboração na animação da pastoral juvenil – carisma principal da congregação fundada por D. Bosco – António Manuel Pinto foi atingido pelo Covid 19.

Internado no Hospital de São Bernardo, veio a sentir algumas melhoras. No entanto, na véspera de Natal a situação agravou-se, vindo a falecer na madrugada do dia 28 de Dezembro.

De entre as atividades que preencheram a vida de António Pinto, salientam-se os 45 anos em que trabalhou nas Edições Salesianas e suas livrarias (de 1967 a 2012). Outra, digna de especial relevo, foi a sua dedicação aos Agrupamentos de Escuteiros nas casas por onde passou.

“O pouco tempo que viveu entre nós não diminui o motivo para o sentirmos um de nós nesta hora de sofrimento, mas também de agradecimento a Deus pelo dom deste irmão, da sua vocação e da sua missão ao serviço do Evangelho, sentimentos que partilhamos com a Congregação Salesiana, em especial com a sua Comunidade de Setúbal”, refere o padre José Lobato, Vigário-Geral