Câmara de Sesimbra lamenta morte de António Fernando Almeida

A Câmara Municipal de Sesimbra transmite à família de António Fernando Almeida, assim como à Associação de Beneficência de Amizade e de Solidariedade e Associação Desportiva da Cotovia sentidas e sinceras condolências pelo seu falecimento.
Fernando Almeida teve uma vida ligada ao associativismo e ao desporto, dedicando-lhes, desde cedo, muito do seu tempo e da sua energia. Atualmente, com 72 anos, mantinha uma participação muito ativa na vida associativa local. Era presidente da direção da Associação de Beneficência de Amizade e de Solidariedade, presidente da direção da Associação Desportiva da Cotovia, secretário na Irmandade do Senhor Jesus das Chagas e pertencia à Comissão da Festa das Chagas. Para além disso, colaborava com a rádio Sesimbra FM há mais de 15 anos.
Em 2019, a Câmara Municipal atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Grau Bronze pelo papel importante que desempenhou ao nível do associativismo, da promoção do desporto e da comunicação social. Com a sua partida, o município perde um grande dinamizador do associativismo e do desporto. O seu contributo, empenho e exemplo serão para sempre recordados.
António Fernando Almeida nasceu em 9 de maio de 1948 em Lisboa, mas residia há quase cinco décadas no concelho de Sesimbra. Começou aos 14 anos a jogar futebol no Clube Futebol Benfica, onde se manteve até à categoria de júnior. Ingressou depois no Sporting Clube de Portugal, para jogar uma época, tendo sido transferido para o Alhandra Sporting Club onde permaneceu até ao momento de cumprir o serviço militar.
Em Angola ingressou no A.S.A.S. de Luanda clube no qual jogou até ao regresso a Portugal. Voltou a jogar no Clube Futebol Benfica, durante uma época desportiva, passando depois para a empresa T.L.P. onde era funcionário. Aqui jogou também Voleibol e foi vários anos Campeão do Inatel.
Dos 25 aos 45 anos foi árbitro de Hóquei em Patins, retirando-se quando começou a fazer relatos e comentários na Rádio Santiago, atualmente Sesimbra FM, com quem colaborou durante mais de 15 anos. Da sua experiência na comunicação social destaca-se também um ano como técnico e repórter na Sesimbra TV.
António Fernando Almeida teve sempre uma forte ligação ao movimento associativo. Em Lisboa pertenceu à direção do Clube Futebol Benfica, onde exerceu as funções de Secretário e ao Clube Portugal Telecom, e onde foi secretário-geral durante cinco anos.
Em Sesimbra, exercia, desde 2004, o cargo de secretário na Irmandade do Senhor Jesus das Chagas e, simultaneamente, era presidente da direção da Associação de Beneficência, Amizade e Solidariedade e da Associação Cultural e Desportiva da Cotovia, à qual esteve ligado desde 2008, quando fez parte de uma Comissão Administrativa para que a coletividade não encerrasse portas.