Europa distingue projeto “Juntos sabemos a mar” do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama pelas boas práticas

O projeto “Juntos sabemos a mar”, executado pelo Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, de Setúbal, no âmbito do programa de educação ambiental “Escola Azul”, foi distinguido nos “MakeEUBlue Awards”, concurso organizado pela EU4Ocean – Coligação Europeia para a Literacia dos Oceanos, cuja entrega de prémios decorreu a 25 de maio, em Brest, França, com a atribuição de uma menção honrosa na categoria de “Best Education & School Initiative” (Melhor Iniciativa Educação e Escola).


O prémio distingue “os resultados significativos” alcançados pelo projeto “Juntos sabemos a mar”, do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, na promoção da literacia do oceano e “pelos esforços e iniciativas desenvolvidos na tradução do espírito e dos princípios da EU4Ocean, mobilizando diversas comunidades”.


O projeto “Junto sabemos a mar” desenvolve ao longo do ano letivo um conjunto de iniciativas de sensibilização ambiental, com o envolvimento de alunos de todos os níveis de escolaridade, que têm como objetivo conhecer melhor a ligação, económica e social, da cidade de Setúbal ao rio e ao mar e contribuir para a proteção dos ecossistemas marinhos e da biodiversidade do estuário do Sado.


O Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama integra o Grupo de Trabalho Escola Azul, criado pela Câmara Municipal de Setúbal com base num protocolo de cooperação estabelecido entre a autarquia e a Direção-Geral de Política do Mar, no âmbito do Programa Escola Azul.


Setúbal tem ainda inscritos no programa Escola Azul os agrupamentos Luísa Todi, Lima de Freitas, Barbosa du Bocage e Ordem de Sant’Iago, a Escola Secundária D. Manuel Martins e dois estabelecimentos de ensino privado, o Colégio São Filipe e a Escola Primária Santa Ana, e também o LATI. Com este envolvimento, participam diretamente no programa 4.133 alunos do concelho, uma das maiores representações no contexto global do país.


A Escola Azul distingue estabelecimentos de ensino que trabalham temas relacionados com o mar, com a finalidade de gerar uma comunidade de literacia do oceano, de forma a aproximar escolas, professores, alunos, setor do mar, municípios e universidades, entre outras entidades com papel ativo na educação marinha.


O Grupo de Trabalho Escola Azul ativo no concelho de Setúbal desde 2020 aproxima o programa à comunidade escolar local, dinamizando uma estratégia comum e acompanhando o desenvolvendo projetos escolares no âmbito da iniciativa.


A Câmara Municipal de Setúbal faculta apoio logístico e financeiro às escolas para a concretização dos respetivos planos de atividades, que, adaptados à realidade local, respondam às necessidades apontadas pela coordenação nacional do programa.