Estátua de D. Manuel Martins inaugurada a 26 de Outubro

A Diocese de Setúbal e a Câmara Municipal de Setúbal vão inaugurar a 26 de Outubro uma estátia de homengem ao antigo bispo D. Manuel Martins, dia dos 45 anos da sua ordenação episcopal, no largo de Santa Maria, frente à Sé da cidade sadina.

A a homenagem começa pelas 16h00, com uma eucaristia de acção de graças, na Sé, seguindo-se a inauguração da obra de arte, da autoria da escultora Maria José Brito.

“Nasci bispo em Setúbal, agora sou de Setúbal. Aqui anunciarei o Evangelho da libertação, na justiça e no amor. Aqui proclamarei o Cristo vivo – que veio e está no meio de nós – o único que pode alicerçar na fraternidade, a sociedade justa que é a aspiração angustiante de todos nós”, disse D. Manuel Martins, a 26 de Outubro de 1975, como primeiro bispo de Setúbal.

D. Manuel da Silva Martins morreu aos 90 anos de idade, a 24 de Setembro de 2017, em Leça do Balio (Diocese do Porto), onde nasceu a 20 de Janeiro de 1927.

Ordenado sacerdote em 1951, após a formação nos seminários do Porto, estudou depois Direito Canónico em Roma, na Universidade Gregoriana, foi pároco de Cedofeita, no Porto, entre 1960 e 1969, quando foi nomeado vigário-geral da diocese nortenha.

D. Manuel Martins foi o primeiro bispo nomeado para a então recém-criada Diocese de Setúbal, onde iniciou o seu ministério episcopal no dia 26 de Outubro de 1975.

No dia 23 de abril de 1998, o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de resignação ao cargo.

O bispo emérito foi agraciado com a grã-cruz da Ordem de Cristo, durante as comemorações do 10 de junho de 2007, em Setúbal, e com o galardão dos Direitos Humanos da Assembleia da República, a 10 de dezembro de 2008.