Os presidentes da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, inauguraram hoje, 25 de abril, uma peça escultórica de homenagem a José Afonso, em Vila Nogueira, no âmbito das comemorações dos 49 anos do 25 de Abril.
A obra em aço Corten do artista setubalense Ricardo Crista, que retrata o poeta, cantor e compositor a empunhar um cravo no seu último concerto em Lisboa, realizado em 29 de janeiro de 1983 no Coliseu dos Recreios, foi instalada no Rossio de Vila Nogueira, muito perto das estátuas de Sebastião da Gama, o Poeta da Arrábida, e de Carlos Alberto Ferreira Júnior, que é recordado como um exemplo de cidadania.
José Afonso viveu os seus últimos oito anos na freguesia, pelo que a escultura tem a frase “Zeca Afonso em Azeitão (1979/1987)”.
As letras e as canções de José Afonso, nascido em 2 de agosto de 1929, em Aveiro, e falecido em 23 de fevereiro de 1987, em Setúbal, “continuam com uma atualidade impressionante”, afirmou a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, elegendo “Os Vampiros” como sendo “talvez a mais emblemática” porque “a mensagem se mantém na sociedade”.
O presidente da Câmara Municipal sublinhou que, na elaboração do programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que tem as iniciativas mais significativas em 2024, além de eventos que movimentam as pessoas” e “alertam para as mensagens de esperança” que a Revolução trouxe, foi também decidido “deixar marcas físicas no território para que os 50 anos ficassem bem marcados”.