Enfermeiros na Marinha: “Descobri o meu caminho profissional na Marinha Portuguesa”: conheça o percurso inspirador da Tenente Telma Gomes

Do Barreiro para o Mundo: Telma Gomes nasceu em 1990 e conheceu a Marinha desde que se lembra quando, pela mão do Pai, que era sargento, visitava as unidades onde o progenitor trabalhava. Hoje, é formada em enfermagem e é segundo-tenente do quadro de Técnico de Saúde.

Mas até aqui chegar, a Tenente Telma Gomes enfrentou desafios e fez escolhas que fazem do seu percurso uma carreira original, diversificada e completa.

O seu gosto pelo desporto e por conciliar a prática do mesmo com a vertente profissional fizeram-na optar pela Marinha e aos 18 anos decidiu concorrer à Escola Naval, onde ingressou. Desejava o curso e conquistar a espada mas durante a formação sentia que a sua vocação era na Marinha mas em outra área, desconhecia ainda era qual.

Saiu da Escola Naval mas concorreu à categoria de praça, da classe de Abastecimento, tendo nos dois primeiros anos prestado serviço no antigo Hospital da Marinha. E é aqui que, pela primeira vez, a saúde lhe aparece na vertente profissional. Desde então, encontrou na área da saúde a sua verdadeira paixão profissional e nunca mais olhou para trás. Concorreu em 2012 ao curso de Formação de Sargentos da Marinha, na especialidade de enfermagem, onde entrou. A formação era ministrada na Escola de Serviço de Saúde Militar e na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.

Guarda muito boas recordações deste período e, no seu percurso de 15 anos na Marinha, destaca, precisamente, o fim do curso como um dos mais marcantes, por ter atingido um objetivo tão desafiante e tão importante para si. Tem-se dedicado à sua carreira na área da enfermagem, com passagens pelo Centro de Medicina Naval, Hospital das Forças Armadas e atualmente na Escola de Fuzileiros. É grata à Marinha “pelo muito que tem investido em mim, pelos cursos e formação que me tem permitido fazer.” Procura, diariamente, retribuir, seja na realização das missões mas também no apoio à formação e integração das novas gerações de enfermeiros que vão chegando.

“Tenho muito orgulho na carreira que tenho construído, em ter passado por todas as categorias, o que me dá uma visão conhecedora das etapas pelas quais os jovens passam”.

Aos jovens enfermeiros que queiram concorrer à Marinha, Telma salienta que “a formação que a Marinha dá aos seus enfermeiros é uma mais-valia e um diferencial importante”. O dia a dia de um enfermeiro da Marinha é exigente e complexo, tem ao seu cargo muitas responsabilidades, mas é gratificante, em especial durante as missões.

“Se querem ganhar competências, seja na vertente clínica mas também operacional, devem concorrer, devem experimentar e conhecer esta realidade. Aqui também vão fazer camaradas para a vida, ter experiências únicas e irrepetíveis. É uma vida desafiante, que tem regras, que exige disponibilidade, capacidade de decisão e nem todos os dias são fáceis mas que nos permite uma visão da vida e da carreira muito mais sólida e completa.”

Telma é o exemplo de alguém que não se acomoda, que procura desafiar-se a si própria para não estagnar e continuar a evoluir. O caminho mais fácil não é para ela, por isso também granjeou o respeito e admiração de quem com ela priva.

Inscrições abertas:

Tu também podes fazer parte da linhagem de enfermeiros da Marinha que toda a sociedade reconhece com selo de qualidade, pelo importante papel que desempenham nas situações mais exigentes.

Se és licenciado em enfermagem e queres fazer uma carreia cheia de aventura, crescimento pessoal e profissional, aproveita esta oportunidade de te juntares à nossa equipa de Técnicos de Saúde! As inscrições estão abertas até 30 de abril. Sabe mais em http://candidaturas.marinha.pt/