Os donos da Herdade da Comenda, na Arrábida, concelho de Setúbal, procederam ao encerramento do Parque de Merendas, junto ao palácio, para criar o futuro Arqueosítio da Comenda – Centro Interpretativo.
Os trabalhos a decorrer estão autorizados pela Direção Geral do Património Cultural por ofício datado de 21 de Julho de 2021, conforme placa indicativa colocada no local, junto à Estrada Nacional 379, de acesso às praias da Arrábida.
Os proprietários da herdade vedaram o Parque de Merendas da Comenda e colocaram portões a impedir o seu acesso aos cidadãos uma vez que estão a decorrer obras para o futuro Arqueosítio da Comenda.
Foi ainda colocada uma placa a advertir que o sítio é popriedade privada e “aos crimes praticados contra um bem cultural aplicam-se as disposições no código penal, com pena de prisão até aos 3 anos, pena de multa até 360 dias e coima até 500 mil euros”.
De referir que o início destas obras coincidiu com o período de eleições autárquicas e a mudança de poder na Câmara Municipal de Setúbal.
Recorde-se que os novos donos da Herdade da Comenda já tinham vedado o acesso ao parque de estacionamento, em terra batida, junto à praia de Albarquel e também proibiram a circulação pelo interior da propriedade, que era utilizado para caminhadas e passeios de bicicleta.
Novo presidente da Câmara de Setúbal reage: “Defenderei sempre o uso público daquele espaço”
O novo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, eleito a 26 de Setembro, André Martins, já reagiu:
“Na sequência da vedação do Parque de Merendas da Comenda, e tendo já conhecimento de que a fiscalização municipal está a agir em conformidade, quero, publicamente, na qualidade presidente eleito da Câmara Municipal de Setúbal, garantir que defenderei sempre o uso público daquele espaço”, garante o novo presidente do município sadino.