Diocese de Setúbal deve receber 90 mil peregrinos na Jornada Mundial da Juventude

As paróquias da Diocese de Setúbal estimam acolher cerca de 90 mil peregrinos, nacionais e internacionais, para além das centenas de jovens residentes na Diocese de Setúbal que participarão na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre 1 e 6 de agosto, em Lisboa.

Portugal vai receber, em Lisboa, a Jornada Mundial da Juventude, o maior encontro de jovens do mundo, promovido pela Igreja Católica. É um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares
de jovens, durante cerca de uma semana.

Com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, o evento contará com a presença do Papa Francisco e estima-se que trará a Portugal mais de 1 milhão de jovens de mais de 150 países.


O acolhimento dos peregrinos acontecerá nas Dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal. Neste momento, a Diocese de Setúbal estima acolher nas suas paróquias cerca de 90 mil peregrinos, nacionais e internacionais.

Por isso, as paróquias da área geográfica da Península de Setúbal preparam-se para levar os seus jovens a participar neste grande acontecimento e para acolher os muitos peregrinos estrangeiros que de 1 a 6 de agosto estarão na Diocese.

Como posso participar/colaborar na Jornada Mundial da Juventude?


• Ser peregrino (participante)
:


A JMJ Lisboa 2023 destina-se a peregrinos de todo o mundo com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos de idade, sendo permitido que peregrinos de outras idades se inscrevam. É um evento de matriz católica mas é aberto a todos os que desejem participar, independentemente da sua confissão religiosa.
A inscrição é feita diretamente na página oficial da JMJ Lisboa 2023. É importante salientar que a entrada nos eventos da JMJ Lisboa 2023 é livre e gratuita, havendo pacotes de inscrição de acordo com as necessidades dos peregrinos (alojamento, alimentação, transporte, seguro e kit do peregrino).
Mais informações aqui: www.lisboa2023.org/pt/inscricoes-peregrinos.


• Ser voluntário:


Para o acolhimento dos peregrinos, as paróquias necessitam de muitos voluntários. Para que a JMJ Lisboa 2023 aconteça estima-se que sejam necessários cerca de 20 mil voluntários. A inscrição dos voluntários paroquiais é feita diretamente com cada Comité Organizador Paroquial (COP). Por isso, convidamos os interessados a dirigirem-se à Paróquia da sua área de residência para realizar a inscrição.
Mais informações aqui: diocese-setubal.pt/juventude/jmj2023/jmj-como-posso-servoluntario/

Ser família de acolhimento


Os peregrinos da JMJ Lisboa 2023 ficam alojados em espaços coletivos (como escolas e ginásios) ou em famílias de acolhimento. Não é necessário saber falar o idioma dos peregrinos que acolhem. O mais relevante é que a família tenha a disponibilidade de acolher os peregrinos com generosidade e de forma calorosa, contribuindo para tornar a sua experiência memorável.

A inscrição das famílias deverá ser feita nas respetivas paróquias, de acordo com o local de residência, onde terão de fornecer os dados necessários para o preenchimento de um formulário. Caberá ao Comité Organizador Paroquial a distribuição dos peregrinos pelas famílias de acolhimento.
Saiba mais aqui: diocese-setubal.pt/juventude/jmj2023/como-posso-ser-familia-de-acolhimento/


Participar no Festival da Juventude


O Festival da Juventude é um conjunto de eventos culturais, religiosos e desportivos, protagonizados pelos peregrinos da JMJ, numa partilha da vivência cristã feita por jovens de todo o mundo, fruto da sua criatividade e generosidade. No Festival da Juventude poderá encontrar eventos nas áreas de Música, Cinema, Exposições, Teatro, Dança, Conferências e Eventos Religiosos (orações, testemunhos,
adoração, encontros conduzidos por Movimentos, Associações e Congregações). Artistas, em projetos individuais ou em grupo, podem apresentar a sua candidatura para mostrar os seus talentos perante milhares de pessoas de todo o mundo.
Mais informações aqui: https://www.lisboa2023.org/pt/festival-da-juventude


Sobre a Jornada Mundial da Juventude


A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresentase como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário.

As edições internacionais da Jornada Mundial da Juventude

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude, e desde então tem-se evidenciado como um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.


A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo passado pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa, Polónia(1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).