Dinis Reis, jovem pianista e compositor setubalense, na Gala do Got Talent Portugal a 31 de março

Dinis Reis, jovem pianista e compositor setubalense, com apenas 15 anos, vai estar na 4.ª e última gala antes de grande final do Got Talent Portugal, no dia 31 de março, pelas 21h20, na RTP1.

O público é quem vai decidir os finalistas, através de voto telefónico no seu candidato preferido. As votações serão contabilizadas a partir do momento em que começar o programa, altura em que os números de cada candidato serão revelados.

Dinis Reis promete surpreender com algo muito diferente do que tem apresentado até agora e faz o apelo ao público em geral para que assistam e se possível, votem nele para que o sonho do jovem artista se concretize.

Recorde-se que o jovem artista foi seleccionado através de Cartão Dourado, dado por convite do Maestro Rui Massena (um dos elementos do Júri). Tendo superado a fase de Audição com unanimidade dos 4 jurados, passou à fase de Apuramento para as semi-finais (transmitida no dia 18 de fevereiro) e entre 18 concorrentes dessa noite, foi um dos 6 concorrentes seleccionados para passar à fase seguinte: as Galas em Directo (Semi-final).

Biografia de Dinis Reis:

Nasce em Setúbal no ano de 2008, no seio de uma família ligada à música. Ainda na fase de gestação, já tinha participado na gravação de um disco de um grupo ao qual o seu pai pertencia, em que o som do seu batimento cardíaco captado na ecografia fez parte da base rítmica na parte final do tema que encerrava o disco. Sem saber, já traçava o seu destino. Aos 7 anos inicia a sua formação musical em violino, com aulas privadas.  Dois anos depois decide mudar para piano, instrumento pelo qual sempre teve uma paixão especial desde o primeiro contacto. A partir daí (com 9 anos), o piano passaria a ser o seu melhor amigo. A estudar atualmente no Conservatório Regional de Setúbal (6º grau), conta já com algumas apresentações públicas, reconhecidas e aclamadas pela assistência, em eventos corporativos, hotel sunsets, galerias, recitais, e participações em orquestras. Apesar de compor desde cedo, aos 14 anos decide lançar-se na aventura de gravar algumas composições da sua autoria, num EP de 4 temas intitulado “Deep Outside”. Posteriormente, já lançou os singles “Soul & Heart”, “Two Hearts” e “Walkway” os quais têm merecido as melhores críticas, quer ao vivo quer nas redes sociais. As suas composições destacam-se pela carga emotiva que transmitem e pela relação profunda com os elementos que o inspiram, numa atmosfera Neo-Clássica muito própria. Segundo o próprio, por vezes basta uma imagem, uma história, um dia menos bom, ou um momento de felicidade. Se o piano estiver por perto, a obra nasce.

Para além do reportório original, tem adaptado a sua performance de acordo com os locais e as ocasiões, fazendo também parte do seu repertório peças clássicas e temas de pianistas contemporâneos que tem como referências musicais.

Para além do seu trabalho a solo, tem vindo a participar como pianista nos espectáculos da Associação Setúbal Voz (da qual é membro e associado), quer no suporte ao Coro Setúbal Voz quer à Companhia de Ópera de Setúbal, sob direcção do Maestro Jorge Salgueiro. Neste âmbito, destaca-se a participação como pianista de orquestra a acompanhar o espectáculo operático “3 Barítonos”, integrado no 1º Festival de Canto Lírico de Setúbal e na Ópera “1911 – A Conspiração da Igualdade”, da autoria do Maestro António Vitorino de Almeida (com libreto de Francisco Teixeira), ao lado da Orquestra do Norte, em Guimarães (Centro Cultural Vila Flor) e também em Setúbal (no Fórum Luisa Todi), em Dezembro de 2023.

Com apenas 15 anos (no final de 2023), decide concorrer ao programa da RTP “Got Talent Portugal” e é seleccionado através de Cartão Dourado, dado por convite do Maestro Rui Massena (um dos elementos do Júri). Tendo superado as fases de Audição e Apuramento, está neste momento nas Galas em Directo/Semi-final a disputar um lugar na Grande Final do concurso televisivo de talentos.

Actualmente encontra-se a preparar um concerto em colaboração com o pianista e também compositor Gerardo Rodrigues, intitulado “20 dedos de conversa”. É um concerto duplo, é uma conversa de café entre gerações, é uma partilha de experiências em que, para além de ouvirem os dois pianistas em concerto, o público poderá conversar com os 2 artistas, de perto, como se estivessem com eles em palco.

São 2 concertos num só, em que tanto o Dinis Reis como o Gerardo Rodrigues   interpretam os seus temas originais e outras surpresas, com suporte de um apresentador/moderador da conversa e questões da plateia. Um conceito diferente, interactivo e envolvente, que procura aproximar o público do piano, como expressão de histórias e emoções transversais a tanta gente.

Além disso, prepara-se para lançar um novo single intitulado “Êxtase”, uma composição para piano e quinteto de cordas composto pelo próprio, com lançamento marcado para o mês de Abril, incluindo videoclipe.