Parque Agrícola da Quinta da Princesa inaugurado no concelho do Seixal

A Câmara Municipal do Seixal vai inaugurar no dia 1 de novembro, pelas 11 horas, a primeira fase do Parque Agrícola da Quinta da Princesa, no concelho.

“De modo a criar condições para que a população do Bairro usufruísse em pleno dos terrenos para cultivo, a Câmara Municipal do Seixal adquiriu, em 2019, esta propriedade, avançou com a empreitada de execução da captação subterrânea de água para rega e requalificou todo o território, recolhendo resíduos e procedendo a desmatações”, afirma o presidente da Câmara Municipal do Seixal. Paulo Silva acrescentando que “assim estão a ser criadas as melhores condições para que, reforçando os princípios ecológicos, o território seja utilizado pela população para o cultivo”.

Nesta primeira fase, que permite a concessão de 30 talhões de cultivo, ficará já disponível no Parque um anfiteatro que se assume como uma área de confluência e socialização, mas também como um lugar onde podem ser ministradas formações aos hortelãos, atividades socioculturais, ente outros.

Com uma área de 3,16 hectares, a criação da primeira fase do Parque Agrícola implicou um investimento da autarquia superior a 280 mil euros.

Atualmente, a Rede de Hortas Urbanas conta já com quatro espaços agrícolas em funcionamento:

– Espaço Agrícola de Monte Sião que foi o primeiro núcleo hortícola de gestão municipal, inaugurado a 31 de maio de 2014, e localiza-se na Rua Mário António Sequeira do Carmo, na União das freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires. Este núcleo de hortas sociais está orientado para a subsistência alimentar e destinou-se a comunidades em risco de exclusão social. Conta neste momento com 14 hortelãos.

– Espaço Agrícola do Soutelo, inaugurado a 18 de março de 2017, em Amora, que disponibiliza aos munícipes 35 talhões, 15 destinados a hortas recreativas e 20 a hortas sociais, e ainda uma área cultivada por um grupo de utentes da Unidade de Saúde Mental do Hospital Garcia de Orta – Cruz de Pau.

– Espaço Agrícola da Quinta da Trindade, no Seixal, inaugurado a 29 de setembro de 2018. A área de cultivo, num total de 5.411 m2, encontra-se distribuída por 37 talhões destinados ao cultivo e colheita de produtos agrícolas de natureza sazonal, distribuídos por 10 hortas recreativas e 27 hortas sociais. Na área destinada às respostas pedagógica e terapêutica, a manutenção é assegurada por um grupo de utentes da CERCISA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Seixal e Almada.

– Espaço Agrícola do Alto do Moinho, na Freguesia de Corroios, conta com 3.000m2 de área para 36 hortas e disponibiliza infraestruturas tais como vedação, rede de distribuição de água, e edifício com cerca de 150m2 para arrumo de ferramentas, e 1.800m2 de área útil para cultivo.