Dina Barco e José Condinho vencem Grande Marcha de Lisboa (actualização)

A setubalense Dina Barco (letra) e o palmelense José Condinho (música) venceram o Concurso da Grande Marcha de Lisboa 2018 com o tema “Vasco é Saudade”. A letra versa sobre o tema “Lisboa” e, este ano, cumulativamente, sobre “A canção de Lisboa – Homenagem a Vasco Santana”, num tributo ao artista português, quando se assinalam os 120 anos do seu nascimento e 60 do seu desaparecimento.

“A ideia de concorrer à Grande Marcha de Lisboa nunca me tinha passado pela cabeça, até ao dia em que o compositor José Condinho me contactou, explicando-me que tinha uma composição pronta para apresentar no concurso deste ano, mas lhe faltava alguém que escrevesse a letra e quis saber se eu estaria disponível para esse efeito”, confessa Dina Barco, ao jornal Setúbal Mais, adiantando que “apesar do tempo já escassear, atrevi-me a aceitar o desafio”. “E fiz bem, como já se percebeu”, desabafa a escritora e professora de línguas, natural de Setúbal, de 59 anos de idade.

Dina Barco afirma que quando foi contactada pela EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural), de Lisboa, “com a informação de que a marcha com letra da minha autoria tinha sido selecionada e pensei que era apenas uma fase de pré-selecção”, acrescentando que “a minha reacção foi de surpresa total”.” Foi preciso dizerem claramente ganhou para perceber o que estava a acontecer”, afirma a autora.

“O José Condinho tem uma vasta obra musical e fui tendo oportunidade, ao longo dos anos, de assistir a alguns espectáculos com a sua assinatura. Especificamente no campo das marchas populares não conhecia nada, embora soubesse que ele tinha vencido a Grande Marcha de Setúbal de há dois anos, numa parceria com o José Condeça”, disse Dina Barco, quando questionada sobre o trabalho do seu comparsa nesta aventura pelas marchas.

Sobre se vai concorrer ao concurso da Grande Marcha de Setúbal que decorre até ao final do mês, Dina Barco, frisa que “quando uma aventura se inicia nunca se sabe muito bem até onde nos pode levar. Neste momento, saboreio o prazer de ser coautora da Grande Marcha de Lisboa 2018. Se outros desafios aparecerem, quem sabe”.

Dina Barcos estreou-se assim da melhor maneira no Concurso da Grande Marcha de Lisboa, escrevendo a letra a convite do compositor e professor de música José Condinho, de Palmela.

De referir que de um total de 28 candidaturas recebidas para esta edição do concurso, “Vasco é Saudade” foi a marcha escolhida pelo júri deste ano, composto pelo maestro Carlos Alberto Moniz, em representação da Sociedade Portuguesa de Autores (apreciação na generalidade), a fadista Aldina Duarte (apreciação da letra) e o maestro Cesário Costa (apreciação da música).

Além de um prémio de 5.500 euros, a canção seleccionada será interpretada por todas as Marchas Populares nas exibições do Altice Arena que antecedem o desfile, na noite de 12 de Junho, na avenida da Liberdade.


GRANDE MARCHA DE LISBOA 2018
Vasco é Saudade
Velha Lisboa
Canção da vida inteira
Cidade ilustre
Tão culta e altaneira
Atrai estudantes
Boémios e artistas
Com versos e paixões
Faz promessas imprevistas
Lembra o Vasquinho
Folia e pecado
Num copo a mais
Criando um novo fado
Trocando os livros
P’lo trinar duma guitarra
Faz como ele
Deixa estudo, vai p’rá farra
Refrão
Em Lisboa
Ninguém te leva a mal
Amar é natural
Quando amas de verdade
Em Lisboa
Há sonhos de conquista
Da marcha mais bairrista
E o Vasco na saudade
Em Lisboa
Alice, a costureira
Desfila aventureira
Com o arquinho na mão
Foi comprar um manjerico
P’ra mostrar no bailarico
Um gaiato em forma de balão
Vai levando o namorado
Por ali dependurado
Canta a marcha, dá-lhe uma lição
Foi no passado
Que o filme se fez história
Hoje é lembrado
Na marcha em sua glória
Nossa Lisboa
Não esquece a emoção
Rolando pela tela
Deu seu nome a uma canção
Lembra o Vasquinho
Fadista e doutor
E os seus trejeitos
Armado em sedutor
Noites em claro
Lá estudou muito aprendeu
E no exame
Até falou do mastoideu
Refrão (2X)


Letra: Dina Barco
Música: José Condinho