Concurso de Fado de Setúbal com normas aprovadas e inscrições abertas

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou as normas de participação no XV Concurso de Fado, evento de âmbito nacional de promoção de novos talentos com três espetáculos a realizar em novembro. As inscrições já estão abertas.

O certame, composto por duas semifinais, a 11 e 18 de novembro, e pela gala final com os seis apurados, no dia 25 de novembro, é aberto à participação de pessoas de todo o país com pelo menos 16 anos completados até ao final do ano.

As inscrições devem ser feitas na Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Rua Regimento de Infantaria 11, n.º 7, ou pelo e-mail dicul@mun-setubal.pt.

Cada candidato deve inscrever-se com cinco fados e as audições são feitas a capella. São apurados um máximo de dez concorrentes para cada uma das semifinais.

O concurso atribui prémios monetários aos participantes e distingue o melhor fadista, de acordo com avaliação feita pelo júri, constituído por três elementos a designar pela organização. O público também tem uma palavra a dizer e elege o seu preferido.

O vencedor do XV Concurso de Fado de Setúbal recebe um prémio no valor de 600 euros. Os fadistas classificados no segundo e no terceiro lugares arrecadam 400 e 300 euros, respetivamente.

Os classificados em quarto, quinto e sexto lugares recebem, cada um, 100 euros e o vencedor do Prémio do Público tem direito a 150 euros. Já o melhor fadista do concelho de Setúbal é distinguido com uma menção honrosa.

O Concurso de Fado de Setúbal, organizado pela Câmara Municipal desde 2009, “tem sido uma presença constante e valorosa” na programação cultural do município que “sempre se destacou na promoção do fado, reconhecido como Património Imaterial da Humanidade”, sublinha a deliberação camarária.

Embora aberto a todas as faixas etárias, “é notável a crescente relevância” do certame entre os jovens fadistas, proporcionando-lhes “uma plataforma para expressar a sua paixão e habilidade no Fado, um género musical profundamente enraizado na nossa cultura”.

O Concurso de Fado de Setúbal “é um exemplo notável do compromisso contínuo da cidade em preservar e enriquecer esta herança