Concentração de ciclistas frente à Câmara de Setúbal contra proibições na Comenda

Está a ser convocada uma concentração de ciclistas para o dia 2 de Fevereiro (domingo), pelas 10h00, frente aos Paços do Concelho de Setúbal, na praça de Bocage.

Em causa está a colocação de placas sinalizadoras de “propriedade privada” ao longo da Herdade da Comenda, na Arrábida advertindo para o crime de invasão das mesmas e respectivas sanções, desde que um estrangeiro comprou o imóvel.

“Esta situação (colocação das placas) já ocorreu há algumas semanas e, até ao momento, a população tem sido respeitadora, não entrando em situações de confronto com os seguranças ou até de retirada das placas”, refere a convocatória, adiantando que “é com esta conduta respeitadora e pacifica que os utilizadores desta vasta área do Parque Natural da Arrábida (PNA) devem continuar, até porque, a propriedade privada é isso mesmo, privada! Se aos proprietários não foram impostas, em tempo oportuno, quaisquer cláusulas que permitam o usufruto da área pelos cidadãos, então, esse foi um erro em primeira instância da Câmara Municipal de Setúbal”.

Para o ciclistas pretende-se que a Câmara Municipal de Setúbal perceba que “toda esta vasta área serviu durante muitas décadas como área de descompressão e recreio para a população da cidade e área circundante” e apelam ao município para “reverter a situação e voltar a poder usufruir desta área do PNA”.

“Esta é uma acção sem qualquer conotação política, o que interessa é só, e apenas, saber por quem de direito, o que se está a passar e para onde vamos!?”, concluem.