A apresentação do Clube de Política no Montijo reuniu dezenas de pessoas, no dia 17 de fevereiro, na Praça da República para debater sobre o novo aeroporto e reforçar a importância deste investimento para a região.
Em plena Praça da República, no Canaan Garden (antigo Café da Praça) partilharam-se ideias e perspetivas sobre a nova solução aeroportuária, numa conversa moderada por Catarina Marcelino e que contou com a participação de Frederico Francisco, engenheiro aeroespacial, e dos presidentes das câmaras municipais de Montijo, Nuno Canta, e Vendas Novas, Valentino Salgado da Cunha.
Os três oradores falaram do novo aeroporto como um investimento estratégico para o país que não deve continuar a ser adiado, apontando a sua relevância para o desenvolvimento do território onde venha a ser localizada esta infraestrutura, na consciência que um investimento deste género criará sempre novas oportunidades de desenvolvimento, de criação de emprego e de riqueza.
Mas não só de aeroporto se falou durante a conversa. Também outros investimentos estratégicos para o posicionamento e desenvolvimento do país, no geral, e das duas margens do Tejo, em particular, acabaram por entrar na conversa, nomeadamente o investimento na ferrovia e a sua ligação ao novo aeroporto; a construção de uma nova travessia sobre o Tejo; a constituição da Península de Setúbal como NUTS II e III, que permite à região aceder a fundos europeus a partir de 2027; e a importância de coser a malha de transportes na região de Setúbal para impulsionar a mobilidade dentro da própria região e, consequentemente, potenciar o seu desenvolvimento.
Tal como se pretendia com este modelo de debate público, foi notório o envolvimento do público presente, proveniente do Montijo e de outros concelhos da região. Os intervenientes demonstraram interesse no tema do novo aeroporto e na sua importância para o desenvolvimento e qualificação da região de Setúbal, colocando diversas questões ao painel de oradores.
Uma nota final para o momento de apresentação oficial do Clube de Política Pensar no Montijo, que esteve a cargo de Ricardo Bernardes, que evidenciou o objetivo principal deste projeto: “ser um espaço aberto a todos, militantes, simpatizantes e cidadãos em geral, que queiram fazer política pela positiva, com ideias concretas, pensando nos desafios da nossa comunidade e nos problemas das pessoas, e procurando as melhores soluções”.
Os próximos eventos do Clube de Política Pensar no Montijo, que foi criado a 04 de janeiro de 2024, já estão programadas: em março, “Pensar no Montijo…nos bairros e freguesias”, em abril “Pensar no Montijo…50 anos após o 25 de Abril”, em maio “Pensar no Montijo…na Europa”.