Casa da Poesia de Setúbal e Casa Ermelinda Freitas de mão dadas para ajudar Centro de Apoio aos Sem Abrigo

A Casa da Poesia de Setúbal em parceria com a Casa Ermelinda Freitas realizou o evento “Vinhos Solidários”, a 3 de dezembro, na antiga Escola Conde Ferreira, contando com a presença de dezenas de pessoas, entre as quais os presidentes das juntas de freguesia de Setúbal, Rui Canas, e de S. Sebastião, Nuno Costa, e da vice-presidente do município sadino, Carla Guerreiro, e da empresária Leonor Freitas.


A presidente da Casa da Poesia de Setúbal, Alexandrina Pereira, disse que “quando constituímos a associação em 2014, fizemos questão de incluir nos nossos estatutos, um artigo que refere que tem como fim promover e divulgar a poesia e os poetas através de eventos culturais e solidários”, lembrando que “ano seguinte realizámos o nosso primeiro evento solidário e desde o início contámos com uma amiga que se juntou a nós e se mantém até hoje, a proprietária da Casa Ermelinda Freitas, Leonor Freitas”.

A poetisa salienta que “em todos os eventos, a solidariedade falou sempre mais alto e conseguimos vender todos os vinhos e a verba apurada reverterá na íntegra para esta instituição”, este ano, o CASA. “Vivemos tempos de incerteza e todos andamos preocupados com o futuro, mas nós temos casa, comida e agasalho, o que sentem estes desprotegidos, que por motivos vários acabam na rua, cada um com a sua história”, adiantou Alexandrina Pereira, frisando o importante trabalho do CASA que presta apoio a 60 pessoas e 15 famílias.


Já Leonor Freitas sublinha que “as pessoas que me conhecem sabem que gosto de partilhar com a sociedade aquilo que ela me tem dado”, adiantando que “tenho a noção de que todos precisamos de todos”. “Espero continuar a ser solidária porque a verdade é que nunca sabemos o dia de amanhã”, disse a empresária, recordando que “as coisas têm-se complicado cada vez mais a nível social” e “vivemos momentos de incerteza”.


A vice-presidente do município sadino, Carla Guerreiro, agradeceu o trabalho solidário da Casa da Poesia de Setúbal que “tem tido a sensibilidade de perceber quais são as instituições que têm um trabalho que se destaca em prol dos outros”.


O presidente da União de Freguesias de Setúbal, Rui Canas, disse que esta é “uma iniciativa feliz” porque “reúne três formas de estar na cultura através da Casa da Poesia, a poética, a vinícola com os vinhos da Casa Ermelinda Freitas, expoente máximo da nossa região, e a solidária, ajudando o Centro de Apoio aos Sem Abrigo”. Já Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião reforçou “a importância da ação solidária coletiva” da Casa da Poesia de Setúbal e do CASA. “Devemos ser o mais solidário possível e é uma honra para mim estar aqui”, acrescentou.


O ator Luís Aleluia, padrinho do CASA, disse que “fico muito orgulhoso do trabalho do Centro de Apoio aos Sem Abrigo, das contribuições generosas de empresas e pessoas e quando isto acontece, este amor partilhado, de forma generosa, sem uma retribuição ou para ser noticiado nos jornais, é tão bom”. O ator ceder as instalações ao CASA, de forma gratuita, com a missão de ajudar o próximo.


De referir que Alexandrina Pereira ofereceu um coração, em vidro, a Leonor Freitas como forma de assinalar os 100 anos da Casa Ermelinda de Freitas. Já o Rui Canas, ofereceu um livro sobre um monumento da cidade.