Candidatura do GAL ADREPES RURAL prevê investimento de 2,6 milhões na península de Setúbal

O plano de implementação da estratégia de desenvolvimento local para as zonas rurais da península de Setúbal, apresentado pela Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal (ADREPES), foi aprovado pela Comissão Diretiva do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC). A aprovação deste plano com execução até 2027 permite captar para a região 2,6 milhões de euros de financiamento para diversos projetos.

A parceria do GAL (Grupo de Ação Local) ADREPES RURAL) conseguiu canalizar para a região 2,6 milhões que serão distribuídos de acordo com as tipologias de intervenção do PEPAC no domínio do DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária abrangendo três temáticas principais, nomeadamente o fomento da economia circular e sustentável, a  promoção da inovação e da competitividade dos recursos locais e o reforço do capital social, cultural e ambiental.

Segundo a ADREPES, “a Comissão de Avaliação do PEPAC reconheceu na parceria a capacidade de gestão e implementação, considerando a sua representatividade sectorial como uma mais valia na dinâmica organizativa e colaborativa entre as entidades”.

O GAL ADREPES RURAL constitui-se como uma parceria de 37 entidades públicas e privadas que se congregam em torno de uma estratégia de desenvolvimento local para um território sub-regional da península de Setúbal que integra os concelhos de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela, Sesimbra e Setúbal.

Desde 2001 que a ADREPES, através da gestão de fundos nacionais e comunitários, tem canalizado diversos financiamentos para o território da península de Setúbal que permitiram apoiar 577 projetos, criar 396 postos de trabalho e a mobilizar 49 milhões de euros de investimento para a região.