Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita: “Vamos proceder ao alargamento da Ponte do Matão”

O presidente do Município da Moita faz um balanço positivo da Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem que atraiu milhares de visitantes, de 6 a 15 de setembro, e onde a Tarde do Fogareiro foi o ponto alto, mantendo assim uma tradição. O autarca revelou que as obras do novo quartel da GNR da Moita deverão avançar em breve assim que o Ministério da Administração Interna aprove a revisão do projeto. Anunciou a obra de ampliação da Ponte do Matão, que terá uma passagem para peões e velocípedes e a conclusão até ao final do ano do Skate Park da Baixa da Banheira.

Florindo Cardoso

Setúbal Mais – Qual o balanço da Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem?

Carlos Albino – A festa decorreu muito bem com as pessoas a manifestar satisfação e alegria, com um ambiente familiar de convívio entre amigos e reencontro de imigrantes que vêm à Moita nesta altura. É muito positivo para este executivo porque fazemos estas festividades para que as pessoas se sintam bem. A Tarde do Fogareiro tem cada vez tem mais gente. Continuamos a apostar na segurança para que as pessoas se sintam à vontade e em ambiente familiar e seguro. Há espaço para todos.

Setúbal Mais – As condições de segurança foram melhoradas?

Carlos Albino – Sim. Fizemos uma grande aposta na área da segurança. O executivo reuniu com as forças de segurança para preparar a festa, há sempre um efetivo reforçado nesta altura, colocado em pontos estratégicos e desde o ano passado há uma aposta nas novas tecnologias como drones. Sempre que existe algum momento de tensão, as forças de segurança estão prontas a agir para que uma conversa mais animada não acabe num desentendimento.

Setúbal Mais – Como está o processo do novo quartel da GNR que se arrasta há vários anos?

Carlos Albino – Neste mandato tínhamos duas grandes situações para resolver. Uma era a conclusão de novo Centro de Saúde da Baixa da Banheira, que conseguimos obter fontes de financiamento e finalizar a obra. Está resolvido. Estamos a analisar juntamente com o Ministério da Saúde para obter financiamento de cerca de 2 milhões de euros para reabilitar e transformar o antigo edifício do centro de saúde em habitação para profissionais de saúde. Esta obra está prevista na nossa Estratégia Local de Habitação. Outra questão para resolver é o quartel da GNR. Estamos a aguardar que o Ministério da Administração Interna nos devolva o projeto corrigido, de acordo com o que foi definido na revisão do mesmo, para avançar com a obra. Só está a faltar isso.

Setúbal Mais – Em relação ao alargamento da Ponte do Matão?

Carlos Albino – Assinámos no dia 13 de setembro um protocolo para proceder ao alargamento da Ponte do Matão, uma das artérias com maior tráfego na vila e uma das mais problemáticas a nível das acessibilidades. É uma obra fundamental para o concelho porque vai resolver constrangimentos rodoviários existentes, nomeadamente em caso de acidentes em que o trânsito atualmente fica cortado e o concelho dividido ao meio. Cria um eixo alternativo, de velocidade reduzida, com uma zona de 30km, com via mista, ou seja, com local de circulação em segurança para velocípedes e peões. Trata-se de um investimento de meio milhão de euros. A obra vai iniciar-se no dia 15 de outubro deste ano e tem um período de execução de quatro meses. Este prazo vai coincidir com a obra que vamos fazer imediatamente a seguir às festas, de remoção das grelhas de toda a marginal, substituindo-as por semiduros que permitirão melhor escoamento das águas e facilidade na sua manutenção. A marginal levará um piso novo de alcatrão.

Setúbal Mais – A Divisão de Educação vai ter novas instalações?

Carlos Albino – As novas instalações da Divisão da Educação, juntas ao Tribunal da Moita e da Escola Básica do Palheirão, já estão em obra. Tem a vantagem de ser um edifício de serviços com acessibilidades para os munícipes. As antigas instalações funcionavam num edifício habitacional com três pisos, sem elevador.

Setúbal Mais – Em relação a uma promessa antiga como está o processo do Skate Park da Baixa da Banheira?

Carlos Albino – É uma promessa antiga. Quando estava na oposição defendia a construção do Skate Park da Baixa da Banheira. Felizmente, já iniciámos a obra, decorre a bom ritmo e em breve os mais afoitos, destemidos e radicais já podem usufruir deste equipamento. Esperamos que esteja concluído até ao final deste ano. É um investimento de quase 200 mil euros.

Setúbal Mais – Falta um ano para terminar o mandato. Há ainda muito por fazer?

Carlos Albino – Sim. O Sítio das Marinha que será inaugurado a 21 de setembro, lançar brevemente as obras da Pista de Atletismo e do Pavilhão da Escola da Baixa da Banheira. Há muitas obras a decorrer e para lançar. Para ter a noção, o projeto de alargamento da estrada do Matão começou a ser desenvolvido nos primeiros dois meses de mandato. Só agora foi possível concretizar porque precisamos de parecer da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e de outras entidades, orçamentos, projetos, ou seja, isto demora tempo a fazer. Para o executivo é uma grande satisfação de ver as obras na rua, é para isso que trabalhamos diariamente.  Existem outras coisas que também nos dão uma enorme satisfação como a oferta dos livros de exercício aos alunos do ensino básico neste ano letivo, sendo uma mais valia para as famílias, é um estímulo para que as pessoas se sintam bem no concelho, fazendo a diferença. O Município da Moita é percursor nesta matéria que o governo quer implementar a nível nacional. Queremos também a escola secundária em Alhos Vedros para que os nossos alunos deixem de ir estudar para concelhos limítrofes, é uma maneira de fixar os nossos jovens e fazer a sua vida no nosso concelho e as atividades dos tempos livros no nosso movimento associativo.