Câmara de Setúbal preocupada com dragagens no Sado

A Câmara Municipal de Setúbal vai exigir à Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS)  medidas compensatórias relacionadas com dragagens no Sado previstas para aprofundar o canal do rio, permitindo assim a navegabilidade de grandes navios para o porto de Setúbal.

A exigência está expressa numa recomendação apresentada pelos vereador do PSD, Nuno Carvalho, e aprovada por unanimidade pelo executivo camarário, na última reunião pública, referindo que “no âmbito da colaboração institucional entre o município de Setúbal e a APSS, deve ser aprofundada e produzida compensação para o concelho que não se limite a uma operação correctiva dos efeitos provocados pelas futuras dragagens”.

Nuno Carvalho salienta que a execução de dragagens de melhoria da acessibilidade marítima para servir as operações logísticas desenvolvidas pela APSS e pelos operadores do porto, operação a realizar de acordo com um concurso público em curso, terá impacte nas praias da Arrábida. Aliás, esta é a preocupação dos ambientalistas que receiam o desaparecimento de areal na praia do portinho, já com problemas.

A recomendação assinala que o Laboratório Nacional de Energia e Geologia indicou, em parecer, que a intervenção de aprofundamento dos canais de navegação de modo a permitir a entrada de navios de maiores dimensões e calado produz “efeitos na extensão dos areais das praias situadas na Serra da Arrábida, com a sua respectiva diminuição, sendo necessárias ações de minimização e compensação de forma a mitigar ou anular os efeitos”.

Não obstante considerar que as entidades envolvidas e outras directamente e indiretamente afectadas pela execução do projecto estarão atentas à evolução dos efeitos gerados pelo projecto, a recomendação assinala que “qualquer acção de compensação para minimizar ou anular a diminuição dos areais não contorna nem elimina a perturbação gerada, com efeitos sempre negativos para as actividades turísticas que ali se desenvolvem ou que ali são potenciadas”.

O aprofundamento do canal da barra, da área central de navegação, do canal norte e da bacia de manobras, para cerca de 15 metros de profundidade, e que o canal de circulação será alargado até 300 metros, para permitir que dois navios se cruzem. O investimento é superior a 25 milhões de euros e permitirá aumentar em 60%  a carga portuária movimentada em Setúbal.

Os sedimentos recolhidos pelas dragagens, calculados em 3,5 milhões de metros, vão ser depositados na área de terreno imediatamente ao lado do Terminal Ro-Ro, mais para o interior do rio, preparando já a construção de um novo terminal quando avançar o alargamento do porto.