Câmara de Setúbal cede instalações à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, assumiu o compromisso municipal no combate a todo o tipo de violência, durante a cerimónia de formalização da cedência de instalações ao gabinete de Setúbal da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que decorreu a 30 de novembro, nos Paços do Concelho.

“É um compromisso fundamental e uma responsabilidade que assumimos com todo o empenho no apoio a esta causa social”, afirmou o autarca na cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho em que foi formalizada a colaboração com a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

A Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito de um contrato de comodato, cede gratuitamente à APAV por quatro anos, renovável por períodos de um ano, instalações municipais localizadas na Avenida Jaime Cortesão destinada ao funcionamento do Gabinete de Apoio à Vítima de Setúbal.

“Este é um contributo para a melhoria das condições de trabalho do único gabinete de apoio à vítima no concelho”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, ao destacar a particular relevância e abrangência deste gabinete que, apesar de sediado em Setúbal, tem atuação a nível distrital.

A associação, tem presença em Setúbal desde 1996 e já passou por vários espaços. “Agora, nestas instalações municipais, dispõe de melhores condições quer em dimensão, quer em localização e acessibilidades, para continuar a concretizar o seu importante trabalho quotidiano”, reforçou André Martins.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal reiterou ainda a disponibilidade para continuar a apoiar esta associação, “no que estiver ao alcance do município”, para “ajudar a combater o flagelo da violência doméstica”, uma situação “preocupante em virtude dos números crescentes”.

A secretária-geral da APAV, Cármen Rasquete, ao enaltecer todo apoio prestado pela autarquia setubalense, de que a cedência de instalações é o mais recente exemplo, destacou a importância da criação de sinergias para, em sociedade, ser prestado um melhor apoio às vítimas.

“O trabalho de cooperação, no qual a Câmara Municipal de Setúbal tem sido um parceiro fundamental, é um caminho para que as vítimas tenham o seu percurso mais apoiado”, destacou esta responsável na cerimónia, na qual participou o vereador com o pelouro dos Direitos Sociais na Câmara de Setúbal, Pedro Pina,

A gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Setúbal, Balbina Silva, assumiu que as novas instalações, além das melhores condições de trabalho, facilitam o desenvolvido dos processos de apoio a quem precisa. “Proporcionam as condições que muitas vezes, no passado, não tínhamos.”