Câmara de Setúbal atribui Medalha de Prata ao porto de Setúbal

A Câmara Municipal aprovou a atribuição de Medalhas Honoríficas da Cidade a diversas entidades e individualidades, incluindo uma Medalha de Prata pelo centenário do porto de Setúbal. Conheça aqui os nomes propostos.

As Medalhas Honoríficas da Cidade têm como propósito distinguir a atividade desenvolvida no concelho por cidadãos e instituições “de forma particularmente notória e nas mais diversas áreas, em algum momento da história local, ou continuamente”, sublinha a deliberação.

À Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, no âmbito da celebração do centenário do porto de Setúbal, a Câmara Municipal aprovou a atribuição da Medalha de Prata da Cidade.

“Desde sempre, a história do porto e da cidade são indissociáveis”, realça o texto sobre a relevância da utilização portuária, a qual remonta “à antiguidade pré-clássica, conhecido pelos primeiros navegadores fenícios que frequentaram as costas”.

O primeiro projeto de obras no porto de Setúbal data de 1793, então para uma “uma doca ou caldeira, destinada a dar abrigo a pequenas embarcações, localizada entre os baluartes do Livramento e da Conceição”.

No que respeita a marcos históricos, a deliberação destaca o ano de 1836, com a construção da “primeira doca, a qual foi designada Doca Delpeut”, assim como a criação da Junta Autónoma das Obras do Porto e Barra de Setúbal e do Rio Sado, em 1923.

O lançamento da primeira pedra das obras do porto e barra de Setúbal foi realizado em 1930, aproveitando a visita do Presidente da República e de membros do governo à cidade.

Com a instalação da fábrica AutoEuropa em Palmela, o porto de Setúbal “é chamado, mais uma vez, a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da região”.

Em 1994, foram concluídas as obras de construção do Terminal Roll-On/Roll-Off da AutoEuropa, com 370 metros de frente de cais, uma rampa e fundos de 12 metros, por onde é exportada grande parte da produção da fábrica.

A construção do Terminal Multiusos, com a ampliação do Terminal de Contentores, em 2002, que representou um investimento de 29 milhões de euros, “significou uma aposta estratégica da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra para o futuro no mercado de contentores, permitindo hoje posicionar o Porto de Setúbal como um importante porto ibérico”.

Já em 2016, o Terminal Roll-on Rol-Off foi alvo de uma ampliação, para aumento da área disponível em 4,5 hectares, operação que permitiu “descongestionar o parque e potenciar o terminal para níveis de desempenho compatíveis com os volumes movimentados”.

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ainda a atribuição no feriado municipal de 15 de Setembro de 41 medalhas de honra da cidade a personalidades e instituições em diversas classes.

Na classe Atividades Culturais são indicados os nomes de Luís Aleluia, a título póstumo, Livraria Culsete, João Samina, Carlos Pinto, António Aleixo, Artur Jordão, António Simões da Silva, Acácio José, Carlos Lopes, Jorge Moreira e Fernando Malão.

Na classe Ciência e Tecnologia são distinguidos Alcobia Portugal, António Borregana, Maria Tomé Guerreiro e Jaime Forreta, a título póstumo, a par dos projetos Guardiãs do Mar e Ocean Alive.

Na classe Desporto, foram aprovados os nomes de Danilo Ferreira, José Semedo, José Branco “Zequinha” e Maria Virgínia Gomes.

Na classe Associativismo e Sindicalismo são concedidas medalhas a Maria Helena de Mattos, Gil Figueira, Clube Cultural, Desportivo e Recreativo das Curvas, Associação Desportiva de Aikido de Setúbal, EAPN – Núcleo Distrital de Setúbal, Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras, Refood, Movimento Escola Moderna e Clube Desportivo e Recreativo “Águias de São Gabriel”.

A Câmara Municipal de Setúbal definiu ainda a atribuição de medalhas a Manuel Arrábida “Chefe Arrábida” e a Horizonte dos Reis Rosa “Chefe Horizonte”, ambos a título póstumo, a Rosa Maria Antunes e a António Bastos, na classe Paz e Liberdade, e à Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e a Sofia Soares Franco, na classe Turismo.

Há ainda lugar à atribuição de medalhas, na classe Comércio, ao Restaurante Casa Santiago, à Adega Leo do Choco e ao restaurante Carnes do Convento, enquanto na classe Indústria são medalhadas a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e a Bracal.

Vereadores do PS elogiam executivo

Os vereadores do PS elogiaram o executivo da CDU por ter aceita os nomes porpostos pelos socialistas.
“Ao contrário daquilo que tem sido a prática de sucessivos executivos CDU, foi, finalmente, apresentada e votada uma proposta para a atribuição das medalhas honoríficas, para cuja elaboração foi solicitado o contributo da oposição”, referem os vereadores do PS.

Os Vereadores eleitos pelo Partido Socialista, que em 2022 apresentaram uma proposta autónoma, contribuíram com a indicação de diversas personalidades para a formulação de uma proposta conjunta.
Em reconhecimento do seu trabalho, dedicação e esforço, que levaram ao enaltecimento e reconhecimento da cidade de Setúbal, tanto a nível nacional como a nível internacional, nas mais diversas áreas, os Vereadores do Partido Socialista indicaram as seguintes instituições e personalidades, que irão ser agraciadas com medalhas honoríficas em 2023:


• Medalha de Honra da Cidade na Classe Atividades Culturais: í , ator, autor, encenador e produtor; , músico, autor, arranjador e compositor; ó , realizador; ã, músico e compositor; ó é õ , criador de conteúdo vídeo e fotográfico, acompanha e regista eventos setubalenses; á é, radialista; ã, maestro.
• Medalha de Honra da Cidade na Classe Ciência e Tecnologia: . , médico; , cooperativa em Portugal dedicada à proteção do oceano; ã , mulheres da comunidade piscatória que protegem as pradarias marinhas.
• Medalha de Honra da Cidade na Classe Desporto: í , ex-atleta, 14 vezes Campeã de Portugal, representou Portugal em competições internacionais e fez mínimos para os Jogos Olímpicos; é (), jogador de futebol no Vitória Futebol Clube; é , ex-jogador de futebol do Vitória Futebol Clube
• Medalha de Honra da Cidade na Classe Associativismo e Sindicalismo: ê , cofundador da ACM/YMCA Setúbal, na qual desempenhou funções enquanto presidente até 2016; Á ã .
• Medalha de Honra da Cidade na Classe Paz e Liberdade: ú á ( á) e a ( ), ambos bombeiros sapadores na Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, onde desempenharam diversas funções, em especial enquanto chefes de 2ª classe, tendo contribuído durante toda a sua carreira para a garantia da proteção e socorro dos setubalenses e azeitonenses.
• Medalha de Honra da Cidade na Classe Indústria: , empresa setubalense, fundada em 1978, que se dedica ao plástico reforçado e à fibra de vidro, com presença no mercado internacional.