Câmara de Alcochete lamenta morte do maestro António Menino

A Câmara Municipal de Alcochete lamenta a morte do maestro António Menino, a 6 de fevereiro, aos 61 anos.

O corpo de António Menino esteve em câmara ardente na sede da Sociedade Imparcial de Alcochete, de onde saiu, a 8 de fevereiro, para cremação no Complexo Fúnebre de Setúbal.

“Foi com profundo pesar que Alcochete recebeu a notícia do falecimento”, refere a autarquia, em comunicado.

“António Menino foi diretor artístico da Banda da Sociedade Imparcial 15 de janeiro de 1898 durante 25 anos e, enquanto músico e dirigente, levou sempre o nome de Alcochete a pisar os grandes palcos de Portugal e do Mundo”, sublinha o município.

“Reconhecendo o seu percurso de excelência como músico, dirigente, professor e ícone cultural da nossa terra, o Município de Alcochete decreta dois dias de luto municipal (dias 07 e 08 de fevereiro) com colocação da bandeira municipal a meia haste, recomendando às Juntas de Freguesia deste município que procedam do mesmo modo com as respetivas bandeiras”, acrescenta o comunicado.

António Menino recebeu dia 19 de janeiro a Medalha Municipal de Mérito do município de Alcochete.

O maestro era um dos padrinhos da Associação Sara Carreira. “Foi com grande consternação e pesar que recebemos a notícia do falecimento do nosso amigo e padrinho António Menino. A família da Associação Sara Carreira envia as mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos, neste momento difícil. António, farás sempre parte desta família”, pode ler-se na publicação em causa”, refere, em comunicado.

O último concerto de António Menino decorreu no dia 3 de fevereiro, no Fórum Cultural de Alcochete, para dirigir o concerto comemorativo do 126.º aniversário da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898.