A Garota Não distinguida com Prémio José da Ponte da Sociedade Portuguesa de Autores

A cantora setubalense A Garota Não foi distinguida com o Prémio José da Ponte, da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), pelo seu álbum “2 de Abril”, publicado em 2022, anunciou a cooperativa de autores.

A escolha da distinguida é da responsabilidade do conselho de administração da SPA.

A cerimónia de entrega do prémio, que tem o valor pecuniário de 2 mil euros, realiza-se no próximo dia 21 de fevereiro, às 18h00, no Auditório Frederico de Freitas do edifício sede da SPA, em Lisboa.

A Garota Não é o pseudónimo artístico de Cátia Mazari Oliveira, que na ocasião “interpretará alguns dos seus temas”, como se lê no comunicado da SPA.

Este é o segundo galardão que A Garota Não recebe cooperativa de autores. No ano passado, foi distinguida com o Prémio de Melhor Trabalho de Música Popular, pelo mesmo álbum, no âmbito dos Prémios Autores.

O álbum “2 de Abril” é uma homenagem ao bairro de Setúbal onde a cantora viveu e cresceu, e de onde saiu aos 26 anos, para “procurar outros caminhos e outras visões do mundo”; é, ao mesmo tempo, um “olhar para o passado”, musicalmente marcado pela multiculturalidade que ali se vivia, como a ‘catautora’ disse à agência Lusa, em entrevista, quando da edição do disco.

“‘2 de Abril’ começa por ser este olhar para o passado, mas sem que as letras, sem que os textos sejam alusivos a isso. No fundo, são aquilo que eu sou com base naquilo que fui vivendo”, contou a cantora e compositora, em entrevista à Lusa.

“Tenho este compromisso e esta responsabilidade comigo de escrever as coisas que sinto. Seja no amor, em relação a coisas a que assisto na televisão, ou em relação à vida da minha cozinha, que me alegra ou que me deixa triste. Mas sobretudo sentir isto, que a identidade tem de passar por uma observação que me sai do coração”, disse então a cantora e compositora à Lusa.