Bispo de Setúbal nomeia vigários-gerais da diocese

O bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, nomeou, 12 de dezembro, os padres Fernando Maio de Paiva e José Gil de Borja Pinheiro Ribeiro como novos vigários-gerais da diocese, em conjunto com o Padre José Lobato.

“Sendo necessário à organização e bom governo da Diocese de Setúbal, prover à constituição de novos Vigários-Gerais”, refere decretos de nomeação, divulgados pela diocese de Setúbal.

O padre Fernando Paiva, de 61 anos, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal, assume em conjunto com a missão de Vigário Forâneo da Vigararia da cidade sadina. É ainda membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis e presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero, informa a diocese.

O padre José Pinheiro, de 55 anos, ordenado padre em 2006, acumula as funções de pároco da Cova da Piedade, diretor Espiritual do Seminário de Almada, presidente da Comissão para o Sínodo Diocesano de 2025 e Sínodo dos Bispos 2023. É vigário paroquial Laranjeiro-Feijó (S. José Operário) e assistente nacional da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE).

De referir que a Diocese de Setúbal anunciou a criação do Gabinete Episcopal para a reorganização dos serviços de apoio direto ao bispo, no seguimento da saída de Anabela Sousa como diretora do Gabinete de Comunicação da diocese para a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

A tutela do Gabinete Episcopal é do padre. David Caldas, que assumiu funções de chefe de Gabinete. Ficará afeto ao Gabinete Episcopal, sob a coordenação do chefe de Gabinete, João Marques”, informou ainda a diocese.