Vanguard Properties, Câmara de Grândola e VHILS unem-se para criar espaço artístico na aldeia da Muda

A Vanguard Properties, em parceria com a Câmara Municipal de Grândola e o artista VHILS, assinaram, a 12 de abril, um memorando de entendimento para a concepção e desenvolvimento de quatro obras artísticas destinadas às áreas públicas do projeto imobiliário Muda Reserve, que serão ulteriormente doadas à autarquia.

O acordo foi formalizado numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, Alexandre Farto “aka” VHILS e o CEO da Vanguard Properties, José Cardoso Botelho. 

As três são esculturas – designadas pelo artista como dioramas – acompanham a topografia do terreno e estão inclinadas para o observador, proporcionando uma melhor leitura das mesmas.

Como é uma constante do corpus artístico de VHILS, estas figuras representam a pessoa anónima. Composições trabalhadas pelo artista, emergem da duna solidificando-se para sempre, representado ninguém, mas, simultaneamente, todos ao mesmo tempo. Já para a área adjacente à capela da Muda Reserve, a intervenção proposta envolve a criação de uma grande peça escultórica que se desenvolve por uma área de 800 m2, permitindo uma experiência ao nível do solo que as pessoas poderão vivenciar de forma direta, mas que no conjunto só será visível de uma perspetiva aérea.

Com esta iniciativa, a Vanguard Properties “reforça o seu compromisso com a revitalização da aldeia da Muda e seus habitantes”. “Esta área pública abrigará estabelecimentos comerciais, equipamentos lúdicos e desportivos para a comunidade local, bem como a capela anteriormente mencionada e que será projetada pelo reputado arquiteto burquinês Francis Keré, vencedor prémio Pritzker em 2022”, adianta. 

No total a Vanguard Properties prevê investir mais de 3,5 milhões de euros em equipamentos sociais, lúdicos e desportivos dos quais 1 milhão de euros será destinado para a componente artística.

José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, afirmou que “este é um passo muito importante para a materialização da visão da Vanguard Properties, que visa criar valor para as pessoas e para a região de Grândola. Sempre ambicionámos que os nossos projetos imobiliários fossem indutores de desenvolvimento na região, atraindo investimento, fixando pessoas e melhorando as condições de vida das populações locais. Isso implica a criação de infraestruturas complementares ao imobiliário, como estabelecimentos comerciais, uma capela e espaços lúdicos e desportivos, bem como vastas áreas verdes”.

“A componente artística é de extrema importância, pois beneficia toda a região e deixa um legado que perdurará para as gerações futuras. Hoje, damos mais um passo rumo àquilo que desejamos que seja a região de Grândola no futuro”, acrescenta.

Refira-se ainda que o Muda Reserve, com um investimento total de 200 milhões de euros, estende-se por mais de 350 hectares e contempla a construção de 175 moradias, além de cerca de 50 quintas com 5 hectares cada, estas já integralmente vendidas. Este projeto sustentável e inovador será construído em madeira pela empresa Kozowood Industries, sendo todos os edifícios de Carbono Zero (NZEB), com Certificação Energética A+, inseridos numa Comunidade Energética, graças à parceria celebrada com a Greenvolt Comunidades.

De salientar que nesta região, a Vanguard Properties está igualmente a investir no projeto “Terras da Comporta”, que incluem o “Dunas” e a “Torre”, com componente hoteleira, turística e residencial, apoiadas com áreas destinadas ao comércio, cultura, saúde, educação e desporto.

Sobre a Vanguard Properties:

A Vanguard Properties, atualmente o maior promotor imobiliário a operar em Portugal, nasceu em 2017 resultado de uma sociedade estabelecida entre Claude Berda, investidor luso-suíço-israelita e José Cardoso Botelho, gestor com vasta experiência no setor imobiliário nacional. Desta associação resultou um grupo que se caracteriza por uma sólida condição financeira e invulgar capacidade de investimento como por um profundo conhecimento do mercado local e dos seus agentes. A experiência na promoção imobiliária aliada a um processo de tomada de decisão rápido e flexível são outros dos fatores que tornam a empresa numa das mais credíveis e dinâmicas do seu setor.

Apostando na inovação e em elevados padrões de qualidade, a Vanguard Properties atua fundamentalmente nos segmentos residencial e de turismo, preconizando uma filosofia integrada de lifestyle em que todos os detalhes contam. Os projetos com assinatura Vanguard vão muito para além do expectável constituindo uma proposta de estilo de vida em que todas as vertentes, da arquitetura ao design de interiores passando pelas peças de arte presentes nas áreas comuns de todos os projetos, concorrem para o mesmo fim: proporcionar uma vivência única e simultaneamente valorizar o investimento dos compradores.

De forma a garantir este posicionamento de grande exigência, a Vanguard Properties conta com uma equipa altamente qualificada, com cerca de 60 quadros especializados, que atua em todas as fases do processo, desde a prospeção de oportunidades de investimento à comercialização dos imóveis.
Presentemente, o grupo conta no seu portfolio com 22 projetos, urbanos e turísticos. Divididos por localizações privilegiadas em Lisboa, Oeiras, Algarve e Comporta, que somam uma área bruta de construção de cerca de mil milhões de m2 acima do solo, num investimento total a rondar os 1.2 mil milhões de euros.