Bióloga Raquel Gaspar apela para não deixarem destruir o estuário do Sado

A bióloga setubalense, Raquel Gaspar, fundadora da Ocean Alive, flançou um apelo a todo o país para que não permita a destruição do ecossistema e da comunidade de golfinhos residentes no estuário do Sado.

“Nós não podemos permitir que este estuário seja destruído. Este estuário é uma das zonas mais belas e mais simbólicas da vida selvagem no nosso país”, disse Raquel Gaspar, que acompanhou uma acção do PAN para se inteirar das consequências imediatas das dragagens iniciadas a 12 de Dezembro.

“Estes golfinhos estão aqui neste momento por alguma razão, porque eles precisam da nossa voz, da minha voz e da voz de todos os portugueses. No dia 19 de Dezembro vai ser votada na Assembleia da República a proposta de resolução que vai recomendar ao Governo português que pare com as dragagens no estuário do Sado. Eu peço a todas as pessoas do país que não virem as costas e a este problema”, concluiu Raquel Gaspar.

O projecto de melhoria das acessibilidades marítimas ao porto de Setúbal, que já tem a Declaração de Impacte Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente, prevê a retirada de cerca de 6,5 milhões de metros cúbicos de areias em duas fases, mas a administração portuária de Setúbal garante que só adjudicou a primeira fase do projeto (retirada de 3,5 milhões de metros cúbicos de areia e sedimentos) e que a segunda fase foi abandonada em 2017.

Em qualquer dos casos, as dragagens que agora se iniciaram tem uma dimensão muito superior ao que eram as antigas dragagens de manutenção, que, entre 2010 e 2015, de traduziram na remoção de 680 mil metros cúbicos de areias.

De referir que no dia 19 de Dezembro vão ser discutidos no Parlamento projectos de resolução do PSD, PAN e Bloco de Esquerda a solicitar a suspensão das dragagens. O PS já disse que não apoiará esta iniciativa parlamentar e o PCP ainda não se pronunciou sobre a intenção de voto.

Na sua página do Facebook, Raquel Gaspar lança também este apelo.

Quantos milhares de nós lhes podemos dar uma voz?

“Temos uma oportunidade única: dizer aos deputados da assembleia da república, ENVIANDO UM EMAIL (link abaixo) que votem a favor das propostas de resolução que recomendam a suspensão das dragagens no estuário do Sado. A votação será no dia 19!!”
https://parlamento.sossado.pt/?fbclid=IwAR2NQnCRWPvamwrEQKAIutUcNwDytxhq5TXrBc91wl8fnAq0DhX2KITBoB0