Bárbara Gavaia vai representar Portugal no Miss Summer World na Albânia

Bárbara Gavaia, 25 anos, 1,74 metros de altura e natural de Setúbal é a nova Miss Summer Portugal 2022. A jovem beldade vai representar Portugal na final mundial do Miss Summer World que terá lugar de 16 a 22 de maio, na Albânia.


“Para mim representar Portugal é aceitar uma grande responsabilidade pois não só estou a representar uma nação inteira como a sua cultura e os seus costumes”, disse Bárbara Gavaia ao jornal Setúbal Mais, acrescentando que “principalmente como embaixadora da nossa bela cidade de Setúbal é um prazer para mim demonstrar e dar a conhecer as candidatas de outros países, bem como à organização da Albânia a minha cidade que me viu crescer e tornar a mulher que sou hoje”.


A jovem revela que “a preparação para este concurso tem sido juntamente com os meus patrocinadores”, sublinhando que “Setúbal é uma cidade linda e acolhedora pois nesta etapa de preparação tenho contando com grande apoio dos setubalenses”.


“Uma coisa que deveremos ser sempre gratos na vida é a todo backstage que nos apoia. Pois não é só a minha determinação e empenho que conta. Agradeço muito aos meus patrocinadores: a Academia Ana Pratas, Sónia Camacho, Paula Catarina Bárbara, Farmácia Sália, Wellness Center Algodeia, Zaida Piteira, Rose Quartz, Maristela Fernandes, Valter Martins Centro de Cópias, todos de Setúbal, que me têm ajudado bastante nesta preparação. Tenho recebido também apoio da Clínica Onyx, atelier Fairy Nails, Amontravip e do Dr. Pedro Melo, a Loja do Hélder e João Rolo nesta minha preparação para o Miss Summer World”, e “o meu sucesso será o sucesso deles pois há toda uma equipa que me apoia”, adianta.


Bárbara Gavaia confessa que “as minhas expectativas são que vou para tentar trazer o título para Portugal e Setúbal” prometendo que “irei dar o meu melhor e o que tiver que ser, será”. “Irei aproveitar ao máximo a minha estadia e conhecer também novas culturas”, disse.


“Quero também frisar que ser Miss não é só termos um rosto e corpo bonito, pois todos somos bonitos à nossa maneira, o nosso interior e a nossa essência é muito importante e é isso que nos torna únicos! O facto de representar o meu país fora é também uma forma de poder dar voz aos que mais precisam e poder juntamente com outras nações criar mais entreajuda com o próximo, nomeadamente nas várias causas humanitárias, ambientais e animalistas”, conclui.


Nuno Moreira, da organização da Miss Summer Portugal, explicou que o nosso país já participa neste concurso mundial de beleza desde 2018 com “um historial muito bom”. “No primeiro ano em que participámos a nossa candidata (de Palmela) ganhou o prémio de 1.ª Dama de Honor e Miss Elegance e no segundo ano o título mundial que manteve durante dois anos já que em 2020 não se realizou o concurso devido à situação pandémica do covid-19”. Recorde-se que a montijense Nataliya Ferdochuck, em representação de Portugal, conquistou o título de Miss Summer World 2019, também na Albânia.


O responsável explica que ao contrário de outros concursos, a representante de Portugal é selecionada através de casting que inclui caraterísticas como falar bem o inglês, experiência em concursos de beleza e ligação ao mundo da moda. “A Bárbara Gavaia já tem um grande palmarés nestas áreas”, disse Nuno Moreira.


Na Albânia, onde vão estar representantes de mais de 30 países (até ao momento), as candidatas têm todas as noites provas de competição, nomeadamente uma prova de talento, uma entrevista com o júri internacional, em inglês, onde terão de apresentar e “vender” turisticamente o seu país, e desfiles em traje nacional, fato de banho ou bikini, uma roupa de criação própria e vestido de gala.

Nuno Moreira revela que o traje nacional de Bárbara Gavaia será de cavaleira tauromáquica, uma criação da Loja do Hélder, do Montijo, onde a aposta é unir o tradicional ao moderno. “A Bárbara Gavaia vai levar uma casaca de cavaleiro em veludo em tom vermelho, debruado a dourado, uma camisa verde, também em debruado a dourado, apostamos sempre nas cores nacionais, e ainda o tricórnio, típico do cavaleiro tauromáquico, uma farpa em madeira em volta, com uma Leggings simples e uma botas de montar”, revela o responsável.


Bárbara Gavaia já ganhou vários prémios em concursos nacionais e internacionais como o primeiro lugar no “Future Fashion Faces World 2019”, na Turquia. Em 2017 foi nomeada pela autarquia sadina embaixadora de Setúbal.