Os trabalhos de requalificação total do edificado habitacional que é propriedade da Câmara Municipal de Setúbal no Bairro das Manteigadas já garantiram a conclusão das obras em dois dos prédios intervencionados, enquanto outros quatro estão em conclusão.
Numa visita ao local, o vereador das Obras Municipais da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal, sublinhou que este primeiro investimento, superior a seis milhões de euros, com financiamento através do Plano de Recuperação e Resiliência – 1.º Direito realizado no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Setúbal, é “uma obra que está a provocar uma alteração muito grande na estrutura física” do bairro.
Este projeto de reabilitação, que responde ao Plano de Recuperação e Resiliência – 1.º Direito, além de intervenções nas casas, promove a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada ao interior dos edifícios, principalmente nos pisos térreos.
“Temos dois prédios completamente prontos, temos quatro prédios em estado avançado de prontidão, mas estamos a falar de um bairro com 113 habitações em 19 prédios. São mais de 300 moradores que irão beneficiar desta intervenção, que vem criar condições de habitabilidade e condições de maior dignidade da vida dos moradores que aqui vivem”, disse o vereador Carlos Rabaçal.
O autarca afirmou que “foram criadas condições de habitabilidade e conforto, quer sonoro, quer térmico, mas também um conforto que tem que ver com a eficiência energética e com as vantagens que isso traz para os moradores”, destacando que se trata do “resultado de um trabalho muito intenso, longo e que ainda continua”.
Carlos Rabaçal sinalizou como “uma questão importante” o facto de todo o trabalho “ter sido feito com a participação dos moradores, que elegeram mesmo uma comissão para acompanhar as obras”, o que criou “uma relação muito próxima” entre os habitantes e o empreiteiro.
Notou ainda que essa proximidade aconteceu “na sequência da relação muito próxima que já existia” entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de São Sebastião e os moradores “no quadro do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade”.
A empreitada “Reabilitação do Bairro das Manteigadas – Intervenção em Espaços Comuns, Cozinhas e Instalações Sanitárias”, com um valor de 4 milhões, 733 mil e 723,56 euros, foi lançada com base nas prioridades definidas para a requalificação do parque habitacional municipal.
Insere-se no âmbito da aprovação da Estratégia Local de Habitação e da publicação do Aviso n.º 01/CO2-i01/2021 – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação através do investimento RE-CO2-i01 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O “Projeto de Reabilitação do Bairro das Manteigadas – Eficiência energética”, no valor de 1 milhão, 299 mil e 985 euros, é concretizado num bairro que foi construído entre 1997 e 1998 no âmbito do Programa Especial de Realojamento e integra o parque de habitação social da Câmara Municipal de Setúbal, no qual o município é proprietário de cerca de 1800 habitações.
A requalificação do Bairro das Manteigadas foi candidatada pela Câmara Municipal a apoio comunitário, tendo a operação recebido financiamento ao abrigo do Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, com fundos canalizados através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A intervenção, enquadrada numa prioridade de investimento de apoio à eficiência energética no setor da habitação e de transição para uma economia de baixo teor de carbono, iniciada em 27 de março e com um prazo de conclusão de 480 dias, foi financiada em 162 mil e 467,50 euros, montante respeitante a 50 por cento do valor elegível a financiamento de 324 mil e 935 euros.