Avenida Rodrigues Manito em Setúbal ganha nova rotunda

Uma nova rotunda, a par de trabalhos de requalificação da rede viária, dá início a uma operação urbanística liderada pela Câmara Municipal de Setúbal num conjunto de vias estruturantes da cidade.

Construção de nova rotunda

A obra, iniciada recentemente, tem, para já, trabalhos centrados na intersecção formada pela avenida Dr. António Rodrigues Manito com a rua Dr. António Manuel Gamito, nas imediações do Estádio do Bonfim, local no qual está a ser preparada a construção de uma nova rotunda.

O novo nó giratório, que numa fase inicial terá carácter provisório, é criado pelos serviços municipais em parceria com a Oliveiras S.A., empresa à qual foi adjudicada a empreitada de repavimentação de troços das avenidas Dr. António Rodrigues Manito e 22 de Dezembro, assim como a rua Dr. António Manuel Gamito.

Nesta matéria, foram já removidos os equipamentos de sinalização semafórica, estando agora em curso o levantamento de calçada e lancis existentes naquela interseção.

A nova rotunda tem como objectivo optimizar o tráfego rodoviário naquela zona da cidade e garantir uma melhor distribuição do fluxo automóvel. Incluída nesta operação está também a remoção/relocalização dos dois postes de iluminação pública, acção que é executada pela EDP.

Além da nova rotunda, a operação urbanística em curso, que materializa um investimento de 44 mil e 156,40 euros, inclui a reabilitação de vários troços viários das avenidas Dr. António Rodrigues Manito e 22 de Dezembro, assim como a Rua Dr. António Manuel Gamito.

Estes trabalhos, destinados a reforçar a qualidade de vida urbana, bem como as acessibilidades e condições de circulação e segurança rodoviária daquelas vias estruturantes da cidade, incluem trabalhos de fresagem dos pavimentos deteriorados e a aplicação de novas massas asfálticas.

Estas acções são realizadas depois de a autarquia ter executado, recentemente, uma operação de grande envergadura enquadrada na beneficiação de um conjunto de infraestruturas de saneamento no âmbito da obra de construção da Estação Elevatória dos Combatentes.

O prazo para a conclusão dos trabalhos depende da evolução da crise pandémica do coronavírus Covid-19, sendo que todas as operações são executadas com a garantia das condições de segurança individual e colectiva dos trabalhadores contra possível contaminação.

Reabertura da Rua dos Arcos

Rua dos Arcos já reabriu após cinco meses de obras

A rua dos Arcos, na zona da Algodeia, em Setúbal, reabriu a 19 de Março, ao trânsito automóvel, após um longo período de encerramento em virtude da execução de operações estruturantes de reabilitação de uma passagem hidráulica.

A rua dos Arcos, cujo acesso pela praça Tratado de Roma esteve interdito durante cerca de cinco meses, volta a abrir à circulação depois de concluídas, naquele local, operações relacionadas com a empreitada de regularização do troço final da Ribeira da Figueira.

No âmbito desta intervenção, enquadrada nas obras de construção de bacias de retenção de águas pluviais na zona da Várzea para prevenção de cheias na cidade, decorrem ainda trabalhos na zona da Algodeia, concretamente nas imediações de um campo de râguebi ali existente.