O conhecido ator setubalense, Luís Aleluia, vai estar presente no evento “Vinhos Solidários”, promovido pela Casa da Poesia de Setúbal, que terá lugar no dia 3 de dezembro, pelas 15h30, na antiga Escola Conde Ferreira, sita na avenida Luísa Todi.
Luís Aleluia é padrinho desta causa tão nobre que é o Centro de Apoio ao Sem Abrigo de Setúbal, e vem dar o seu apoio e estará presente neste evento que reverte a favor da instituição.
Após dois anos de interregno devido à pandemia do covid-19, a iniciativa, que conta com apoio da Casa Ermelinda de Freitas e da União de Freguesias de Setúbal, vai ter à venda 250 garrafas de vinho tinto, branco e espumante, com um custo unitário de 10 euros.
Os rótulos das garrafas, oferecidos pela Tipografia Rápida, sendo ainda responsável pela criação da imagem, apresentam quadras de António Aleixo e de Fernando Pessoa.
A presidente da Casa da Poesia de Setúbal, Alexandrina Pereira, afirma que “este regresso do evento é muito importante porque é uma continuidade de um projeto que nasceu na Casa da Poesia que já ajudou cinco instituições”, com mais de 10 mil euros doados, nomeadamente à Cáritas Diocesana de Setúbal, Clínica Social Dentária da Paróquia de S. Sebastião, Liga Portuguesa Contra o Cancro – delegação de Setúbal, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Setúbal e à Casa do Gaiato de Setúbal. “É sempre o nosso propósito ajudar”, salienta a poetisa.
“Este ano, vamos apoiar o CASA, cujos responsáveis ficaram muito felizes porque toda a importância angariada, por pouco que seja, é relevante” e neste momento é crucial porque “a situação social e económica da região é difícil, e estão a chegar cada vez mais famílias à instituição a pedir apoio alimentar, recebendo uma refeição que levam para casa”, sublinha Alexandrina Pereira, frisando que “faz toda a diferença qualquer apoio conseguido com este evento”.
A presidente da Casa da Poesia de Setúbal lança um apelo às empresas da região para comprar as garrafas de vinho solidárias. “Os vinhos são sempre bons, de reserva da Casa Ermelinda Freitas, e têm esta particularidade de juntar ao vinho à poesia, e os rótulos terão dois poetas que não são da nossa cidade, mas do país, António Aleixo, com o seu bom humor e crítica nos vinhos tintos e Fernando Pessoa, com uma quadra nos vinhos brancos”, disse.
A totalidade das receitas, com a retirada do valor das despesas, é entregue na íntegra à instituição, sendo a Casa da Poesia de Setúbal “apenas o elo de ligação”. “Nos nossos estatutos temos a vertente solidária e estamos a cumprir na íntegra”, sublinha.