Aqui Há Jazz! em Sesimbra

De 7 a 11 de setembro, Sesimbra apresenta mais uma edição do Aqui Há Jazz! O adro da Igreja do Castelo volta a ser o palco principal do programa, que apresenta cinco propostas que prometem surpreender e deixar boas memórias.

O primeiro espetáculo, com Mirza Lauchand, é uma viagem “híbrida”, tal como o nome do seu EP de estreia – Híbrido Vol.1 – Ao Vivo. Comunicador nato, onde o soul se mistura com uma alma de artista natural, Mirza traz consigo pedaços da sua história tão peculiar e, principalmente, das suas memórias.

Seguem-se The Soaked Lamb, que não soam apenas ao estilo de Piedmont, mas trazem também um bocadinho de ragtime, boogie-woogie, swing e gospel.

A celebrarem 15 anos de carreira, anunciam o seu regresso às edições discográficas com o lançamento do seu quarto álbum, Two to Two.

O cartaz apresenta, dia 9, Laurent Filipe, que neste regresso a Sesimbra presta homenagem ao espírito musical de um dos “gigantes” do jazz, Chet Baker.

O grupo apresenta um reportório constituído por alguns dos standardsfavoritos de Chet e também temas originais de Laurent Filipe.

No dia 10, o Castelo recebe um dos mais recentes projetos musicais da cena cultural atual, Club Makumba, que teve origem na parceria criada entre Tó Trips (Dead Combo, Lulu Blind) e João Doce (Wraygunn), a que se juntam Gonçalo Prazeres e Gonçalo Leonardo.

Club Makumba é uma fusão de cartografias rock, guitarras das costas do sul, ritmos quentes do norte de África, varridos por espíritos que vagueiam no ar e nas dunas do jazz, melodias e afinações antigas, que chegam até nós em tempestades de poeira eléctrica.

O programa despede-se com o espetáculo Jazz a Três, que reúne Diogo Sargedas, Raquel Almeida e Diogo Dias, no Parque Augusto Pólvora, na Maçã. Em simultâneo, Paulo Carvalho, da Associação Yoga de Sesimbra, dinamiza uma aula de yoga.