“Aqui Há Jazz!” de 6 a 10 de setembro em Sesimbra

“Aqui Há Jazz!” vai decorrer de 6 a 10 de setembro, de quarta a domingo, no Castelo de Sesimbra, Fortaleza de Santiago e Parque Augusto Pólvora.

O Expresso Transatlântico tem passagem marcada para Sesimbra. A banda lisboeta é formada pelo jovem guitarrista Gaspar Varela, bisneto de Celeste Rodrigues, que lançou em 2018, com apenas 15 anos, o seu primeiro disco e andou em tournée com Madonna pelos Estados Unidos.

No final de 2022, Gaspar Varela, o seu irmão Sebastião Varela, guitarra elétrica, e Rafael Matos, bateria, lançaram o EP de estreia homónimo, que tem recebido grandes elogios do público nacional e internacional. Foi entre Lisboa e os Estados Unidos da América, numa autêntica viagem transatlântica, que começaram a nascer as primeiras ideias do grupo.

Com uma sonoridade influenciada por ritmos da música popular portuguesa, brasileira e africana, o trabalho de estreia destes jovens músicos revela-nos, ao longo de seis canções, a banda sonora de uma Lisboa com vista para o mundo. No final de setembro chega o primeiro álbum do trio, que conta com os singles já lançados – Barquinha, com participação especial de Conan Osíris, que também assinou a letra, e Bombália.

Mas antes do Castelo de Sesimbra receber esta viagem do Expresso Transatlântico, o Aqui Há Jazz! apresenta o Blues in Red Quintet, com Beatriz Nunes, voz, Eunice Barbosa (saxofone alto), Luís Barrigas, piano, João Custódio, contrabaixo, e Jorge Moniz, baterista, com um repertório assente em standards de jazz e bossa nova.

Segue-se o espetáculo Marco Santos – Every “One”, o título do mais recente disco de Marco Santos, com composições influenciadas pela tradição e cultura do jazz, música africana e brasileira. O compositor e baterista é acompanhado em palco por André Rosinha, contrabaixo, Diogo Duque, trompete, Óscar Graça, piano, Ricardo Toscano, saxofone, e Tiago Oliveira, guitarra.

Os sons jazzísticos chegam até Fortaleza de Santiago na companhia da luso-caboverdiana Carmen Souza, e do seu novo disco, Interconnectedness, que cruza as linhas do jazz com as sonoridades tradicionais de Cabo Verde.

O programa termina no Parque Augusto Pólvora com a apresentação de Diogo Sargedas (piano) e Diogo Dias (contrabaixo), que voltam, pelo segundo ano consecutivo, a “musicar com jazz”, em simultâneo com uma aula de yoga do mestre Paulo Carvalho.

Desta vez, com Paulo Santo no vibrafone, tocam clássicos do repertório jazz assim como adaptações de mantras para as fases de meditação e relaxamento. Antes do espetáculo, há um Momento com Histórias, desenvolvido pelo PIPA e pela companhia Entre’Palcos, que convida as crianças a serem artistas.

Todos os espetáculos são de entrada livre.

Programa

Dia 6 | qua | 22h
Blues in Red Quintet
Adro da Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo

Dia 7 | qui | 22h
Marco Santos – Every “One”
Adro da Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo

Dia 8 | sex | 22h
Expresso Transatlântico
Adro da Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo

Dia 9 | sáb | 22h
Carmen Souza
Fortaleza de Santiago, Sesimbra

Dia 10 | dom
17h | Jazz para Crianças
por PIPA – Projecto de Inclusão Pela Arte

17.30h | Yoga com Jazz
pela Associação Yoga Sesimbra, com Diogo Sargedas (piano), Paulo Santos (vibrafone) eDiogo Dias (contrabaixo)
Parque Augusto Pólvora, Maçã