Alunos de Setúbal alcançam excelentes resultados no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

O 19.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, na Universidade de Aveiro que realizou-se no dia 13 de março, reuniu estudantes de todo o país para celebrar a Matemática através do jogo, do raciocínio e da estratégia, entre os quais de várias escolas do concelho de Setúbal.

O grupo de Setúbal juntou ainda professores responsáveis pela organização do Campeonato Regional de Jogos Matemáticos de Setúbal, nomeadamente da Escola Secundária Dom Manuel Martins, Escola Básica Luísa Todi, Escola Secundária Sebastião da Gama, Colégio Centeio, Escola Barbosa du Bocage e Escola Secundária du Bocage.

Este ano, o grupo de escolas de Setúbal levou 12 alunos à final nacional, tendo alcançado um excelente resultado: 1.º lugar no jogo Nex (ensino secundário), conquistado pelo aluno Stanislav Beliquiv, da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Os alunos finalistas representaram os seguintes ciclos e jogos. No 2.º Ciclo, o Colégio Centeio com Santiago Silva (Produto) e Francisco Vieira – (Dominório) e a Escola Barbosa du Bocage com Miguel Silva (Quelhas)

No 3.º Ciclo, a Escola Ordem de Santiago – Tomás Belguinhas (Produto); Escola Secundária Dom Manuel Martins – Martim Salvado (Quelhas); Escola Secundária Sebastião da Gama com Guilherme Pereira (Produto), Diogo Silva (Atari Go) e Maria Rato (Quelhas).

No Ensino Secundário, a Escola Secundária du Bocage com José Silva (Atari Go) e Leonor Silva (Produto) e Escola Secundária Sebastião da Gama com Stanislav Beliquiv (Nex) e Alexandre Caldeira (Atari Go).

A participação neste campeonato constituiu um momento marcante de aprendizagem, convívio e crescimento pessoal, demonstrando que a Matemática também pode ser vivida com entusiasmo, espírito de equipa e muita diversão.

Através dos jogos matemáticos, os alunos desenvolvem competências essenciais como raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas, persistência, responsabilidade, cooperação e autoconfiança, estimulando também a curiosidade intelectual e o interesse pela aplicação da Matemática em situações do quotidiano.

Os responsáveis pela atividade agradecem à direção das várias escolas, aos pais e encarregados de educação e à Câmara Municipal de Setúbal pelo apoio prestado, fundamental para a concretização desta experiência educativa e para a participação dos alunos neste importante evento nacional.