Alsa Todi inicia formação de 20 mulheres motoristas

A Alsa Todi, operadora da Área 4 do sistema de transporte público na Área Metropolitana de Lisboa, iniciou a 17 de setembro, em Setúbal, um programa de formação gratuita para mulheres motoristas.

Na cerimónia realizada na Casa da Baía, duas dezenas de mulheres assinaram o protocolo que formaliza o processo de formação, o qual garante a obtenção de licença de condução de autocarros, de forma gratuita, e um contrato de trabalho sem termo, após a aprovação nos exames.

“Saudamos esta iniciativa da Alsa Todi, que cria melhores condições para que as mulheres possam cada vez mais fazer parte de um setor que, tradicionalmente, estava mais dedicado aos homens. Aproveitamos o momento para lançar o desafio para que outras ações semelhantes se sigam”, indicou André Martins, presidente do município sadino.

As vinte futuras motoristas da Alsa Todi, com idades compreendidas entre 26 e 54 anos, foram selecionadas de entre um total de 125 candidatas à obtenção da bolsa gratuita concedida pela empresa, que opera a Carris Metropolitana no concelho de Setúbal.

Acompanhado da vereadora com o pelouro da Mobilidade, Rita Carvalho, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal manifestou satisfação “por ver tantas mulheres a abraçar esta carreira profissional”.

Com esta iniciativa, a Alsa Todi pretende reforçar o número de mulheres motoristas da empresa, que opera na Área Metropolitana de Lisboa, concretamente nos concelhos de Alcochete, Barreiro, Montijo, Moita, Palmela e Setúbal. 

Operação idêntica, com processo de seleção a decorrer, foi lançada pela Nex Continental-Alsa na Área Metropolitana do Porto, onde a empresa opera nos concelhos de Gondomar, Paredes, Santo Tirso e Valongo.