Acção de limpeza na praia de Galapos

O programa “Mares Circulares”, em colaboração com a Liga para a Protecção da Natureza (LPN), vai realizar uma acção de voluntariado para limpar a praia de Galapos, no dia 5 de Junho, entre as 10h00 e as 12h00. 

A limpeza pretende assinalar o Dia Mundial do Ambiente e conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e a Associação Baía de Setúbal. Estão inscritos uma  centena de voluntários, incluindo os colaboradores da fábrica da Coca-Cola em Azeitão e pessoas ligadas a diversas instituições da região. 

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e podem ser feitas para o e-mail geral@lpn.pt, com indicação do nome e data de nascimento.

Além da limpeza na praia de Galapos, o projecto Mares Circulares colabora ainda, no Dia Mundial do Ambiente, com uma açção de limpeza nas praias do concelho de Viana do Castelo, organizada no âmbito do “Encontrão Ambiental” e com a presença de 1700 alunos do Agrupamento de Escolas de Monserrate.   

No ano passado, “Mares Circulares” recolheu da Praia de Galapinhos mais de 320 quilogramas de resíduos com cerca de 150 voluntários.  

Sobre Mares Circulares

Mares Circulares é uma iniciativa inserida no programa de Responsabilidade Social e Corporativa “Avançamos”, estratégia de sustentabilidade que a Coca-Cola European Partners tem em curso até 2025 com claros objetivos e metas de desenvolvimento sustentável, para os seus produtos, embalagens, cadeia de valor e ambiente. 

A iniciativa começou no ano passado com a limpeza de seis praias portuguesas, actividades de sensibilização na reserva marinha da Caloura e do Porto da Horta nos Açores, contando com mais de 600 voluntários e mais de 2000 pessoas formadas e sensibilizadas na problemática de lixo marinho. Contou com a parceria de ONG’s como a Chelonia e a Ecomar, e a colaboração de instituições, associações locais, autarquias, clubes de vela, e outras ONGs e fundações. 

É um projecto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade que permita criar soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis na perspectiva de circularidade.