“A Ruiva” entre a tragédia e a música com mensagem forte

O Teatro Estúdio Fontenova e o a Companhia João Garcia Miguel estrearam, a 18 de agosto, o espetáculo “A Ruiva”, no Fórum Municipal Luísa Todi, que se mantém em cena até 21, no Fórum Municipal Luísa Todi e integrado na Festa de Teatro de Setúbal. É uma espécie de trágico-comédia que surpreende o público que não espera assistir à “violência” misturada com música através de um DJ em palco.

“A Ruiva”, deambula entre a tragédia, com uma mensagem forte sobre a violência em várias formas, o papel da mulher e do homem na sociedade, num registo diferente, em forma quase musical, com canções desde o pimba ao funk brasileiro, que deixa o público desconcertante. Por vezes, com vontade de rir, mas que é contido pelas interpretações brilhantes, carregadas de palavras “pesadas” que levam à reflexão.

André Marques, no seu papel de “macho men” é perfeito, entre o violador, galã, mas também vítima, e as duas mulheres (Sara Túbio Costa e Catarina Ribeiro) tanto vítimas violência como dominadoras transmitem, pelo poder da palavra, o que é a sociedade hoje em dia. A cena final encerra o espetáculo da melhor maneira, com o triunfo da mulher.


COCRIAÇÃO: Companhia João Garcia Miguel e Teatro Estúdio Fontenova
ENCENAÇÃO: Sara Ribeiro
TEXTO E ESPAÇO CÉNICO: João Garcia Miguel
INTÉRPRETES: Sara Túbio Costa, André Marques e Catarina Ribeiro
DJ/PERFORMER: Duarte Lopes
MOVIMENTO BRAZILIAN JIU JITSU: Frederico Barata
ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO: Gustavo Antunes
CENOGRAFIA: Sara Ribeiro
COSTUREIRA: Gertrudes Félix
DIREÇÃO TÉCNICA: Bruno Boaro
DESENHO DE LUZ: João Garcia Miguel
PRODUÇÃO: André Heitor, Daniel Moutinho e Graziela Dias
APOIO À PRODUÇÃO: Fili Ribeiro
COMUNICAÇÃO: André Filipe, Patrícia Paixão e Rita Caetano
DESIGN: Tomás Anjos Barão e Joana Torga
FOTOGRAFIA: Mário Rainha Campos e Tomás Anjos Barão
REGISTO VÍDEO: Bruno Canas
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO: André Heitor
COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO: Isira Makuloluwe
OUTRAS INFORMAÇÕES: Espetáculo apresentado na Secção Oficial do FITS – Festival Internacional de Teatro de Setúbal. Sessão com in¬ter¬pre¬ta¬ção em Língua Gestual Por¬tu-guesa no dia 21. M/14 . 60 minutos