O Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XXI Festa do Teatro arrancou a 22 de Agosto no Convento de Alferrara, na Quinta de São Paulo, com um apontamento musical por Martim Lota & Micaela Castanheira.
Até 1 de Setembro, a festa promovida pelo Teatro Estúdio Fontenova, em parceria com o município sadino, decorrerá em vários espaços da cidade, com “propostas artísticas inovadoras” que apostam na “variedade de estéticas e abordagens” e que fazem deste certame “um dos principais acontecimentos culturais em Setúbal”, destacou o vereador do município de Setúbal, Ricardo Oliveira.
O autarca salientou o esforço e a dedicação do Teatro Estúdio Fontenova para “comemorar condignamente” a 21.ª edição da Festa do Teatro com um programa eclético, que inclui espectáculos cénicos de sala e de rua, cinema, actuações musicais, encontros, um seminário intensivo sobre expressão dramática e exposições.
Ao todo, são cerca e 40 actividades, com actuações de companhias de Portugal, Brasil, Chile, República Checa, França e Espanha.
A itinerância, uma das imagens de marca do evento, “é um aspecto que a Câmara Municipal considera muito importante, por facilitar o acesso à cultura e à fruição”, frisou Ricardo Oliveira.
Além do apoio concedido anualmente pela câmara municipal, o Teatro Estúdio Fontenova conta com um financiamento por parte da Direcção-Geral das Artes, o qual Ricardo Oliveira espera que “se mantenha e alargue”.
Passados 24 anos da realização da primeira edição, no verão de 1995, a Festa do Teatro “é um sonho que se está a cumprir”, referiu o director do Teatro Estúdio Fontenova, José Maria Dias.
O certame, que é “um palco aberto ao mundo das artes performativas”, tem vindo a crescer de ano para ano, com “apostas de sucesso, como a Secção Mais Festa, que abre as portas a jovens criadores e a novos projectos teatrais, que usufruem da logística e promoção do certame”.
A formação de novos públicos e o desenvolvimento da capacidade crítica são outros contributos da Festa de Teatro que “enchem de orgulho a organização”, destacou José Maria Dias.
O director do Teatro Estúdio Fontenova evidenciou a importância das parcerias, nomeadamente da câmara Municipal, coorganizadora do evento com o Teatro Estúdio Fontenova, da Direção-Geral das Artes, da Escola Secundária Sebastião da Gama, local, onde além de decorrerem vários espectáculos está instalado o refeitório e serviços de apoio ao festival, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Associação de Municípios da Região de Setúbal.
A XXI Festa do Teatro apresenta 15 espectáculos na Secção Oficial e outros 15 na Secção Off Mais Festa, dos quais oito a concurso e sete extraconcurso.
Dois concertos, uma mostra de curtas-metragens, conversas de teatro, duas exposições e um seminário intensivo marcam, igualmente, o programa do certame.
Além da cerimónia de abertura, o primeiro dia do festival contou com a apresentação do espectáculo cénico “Entremezes do Cordel”, pelo Teatro das Beiras, no Largo do Sapalinho, e um concerto pela artista brasileira Ana Maria Carvalho, que decorreu defronte da Casa da Cultura.
O programa da XXI Festa do teatro prossegue hoje, 23 de Agosto, com a apresentação de uma peça sobre a criação do mundo inspirada na visão dos índios Guarania, “Nhanderuvuçu, O Menino Trovão”, pelo Grupo Manuí, Brasil. As duas sessões do espectáculo inserido na Secção Mais Festa decorrem às 11h00 e às 19h00, no ginásio da Escola Secundária Sebastião da Gama.
À noite, pelas 22h00, “Libertação”, espectáculo de teatro documental pela companhia Hotel Europa, sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi.
Além de companhias de teatro nacionais, marcam presença na vigésima primeira edição do certame oito companhias estrangeiras, provenientes do Brasil, Chile, República Checa, França e Espanha.
O anfitrião Teatro Estúdio Fontenova estreia a última parte da performance/instalação “Lugar de Túbal”, que começou a ser construída na edição de 2018, no dia 26, às 22h00, no exterior da Casa da Cultura.
“El Éxtasis de los Insaciables” é a produção que os espanhóis Réplika Teatro estreiam a 30, às 22h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.
Quanto às companhias brasileiras, além das apresentações pelo Grupo Manuí, a Companhia Músico-Teatral Letras de Rosa leva a cena “A terceira margem do rio: a de dentro”, no dia 27. Ambos têm início às 19h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.
Já o Núcleo Experimental em Movimento apresenta, a 30, às 17h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, o espectáculo “O Lá – Sobre viver em quadrados” e a companhia Rosas Periféricas leva a cena, duas horas depois, no mesmo local, “Labirinto Selvático”.
No dia seguinte, 31, às 22h00, os chilenos Escenafisica apresentam “La Metamorfosis”, no ginásio da Sebastião da Gama.
De França vem a Companhia Bivouac, que apresenta, a 24, às 22h00, no pátio da Escola Sebastião da Gama, a produção “Le Rêve d’Erica”, e da República Checa chegam os Nothing is a Problem Here, que levam o espectáculo “Roca de Fiar” ao auditório da Sebastião da Gama, a 29, às 19h00.
A XXI Festa do Teatro mantém a Secção Off Mais Festa, a qual abre as portas a jovens criadores e a novos projetos teatrais, que usufruem da logística e promoção do certame.
A entrada para os espectáculos da Secção Oficial tem um custo de oito euros. Os estudantes, menores de 25 e maiores de 65 anos pagam seis.
Na Secção Off “Mais Festa”, os bilhetes não têm preço definido, embora se peça aos espectadores convidados que façam uma contribuição solidária para os artistas intervenientes.
Os restantes eventos são de entrada gratuita.
Mais informações podem ser consultadas no website do Teatro Estúdio Fontenova, acessível em www.teatroestudiofontenova.com.
As reservas para as apresentações no Fórum Municipal Luísa Todi são efectuadas na bilheteira e para os restantes espectáculos através dos contactos telefónicos 265 233 299 e 927 718 386.