Dores Meira faz balanço positivo da “Arrábida sem carros”

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, faz um balanço “muito positivo” do primeiro mês do programa “Arrábida sem carros“, que arrancou a 31 de Maio, impondo restrições nos acessos rodoviários às praias até 30 de Setembro, durante a época balnear.

Em declarações ao Setúbal Mais, a edil sadina disse que “a maior parte das pessoas está satisfeita” com esta solução, havendo “sempre uma minoria que está contra mas não apresenta outras soluções”.

“As praias estão com mais qualidade, os turistas e as pessoas têm reagido bem” a estas medidas, reconhecendo que poderão “ser melhoradas”.

“Para o ano as praias ainda estarão melhores com as obras previstas”, disse ainda Maria das Dores Meira.

Recorde-se que a criação de parques de estacionamento de rebatimento, a limitação do acesso em transporte individual, a implementação de um sistema de fiscalização do estacionamento eficiente e dissuasor e a criação de um método de gestão informativa dinâmico do acesso às praias são algumas das medidas em vigor com o objectivo de garantir a melhor solução de mobilidade para todos no acesso às praias do concelho, prevenir riscos relacionados com situações de emergência e socorro e melhorar as condições ambientais e de segurança das praias.

As medidas contemplam ainda a interdição total da circulação de automóveis ligeiros, nos dois sentidos, entre os parques de estacionamento da Figueirinha e do Creiro, durante o período das 07h00 às 20h00, excepto para veículos autorizados, de duas rodas, veículos de emergência e transportes públicos e escolares.

Quanto à aposta no uso do transporte público para o acesso às praias da Arrábida foi criado de um serviço de autocarros de ligação às praias da Arrábida durante a época balnear, entre parques de estacionamento de rebatimento localizados na cidade e as praias.

Assim, há carreiras entre o Parque da Secil e a Praia da Figueirinha – 1 euro, ida e volta, por pessoa e entre:

  • as estações rodoviária e ferroviária e a Figueirinha – 4,10 euros, ida e volta, por pessoa
  • o Alegro e a Figueirinha – 4,10 euros, ida e volta, por pessoa
  • a Casa da Baía e a Praia de Albarquel – 4,10 euros, ida e volta, por pessoa
  • Brejos de Azeitão e o Creiro, a 4,70 euros, ida e volta, por pessoa.

Se optar por pré-comprados, o preço baixa para 3,54 euros, ida e volta, por pessoa.

Para garantir o acesso às praias no troço cortado ao trânsito automóvel individual (Creiro-Figueirinha), encontra-se disponível um serviço de vaivém gratuito em minibus entre a Figueirinha e o Creiro, com frequência de vinte em vinte minutos, a funcionar das 09h00 às 19h30.

De lembrar que o parque de estacionamento da Figueirinha começa a ser pago a 1 de Julho. Durante a semana, 0,80€/hora e ao fim-de-semana 1€/hora.